Sabia que estes alimentos podem ser congelados?

Para evitar o desperdício e para não lamentar ter de deitar alimentos fora, saiba alguns dos alimentos que pode congelar.

Carne, peixe, pão, fazem parte de um leque vasto de produtos alimentares que se podem congelar. Isto irá retardar o desenvolvimento de micro-organismos devido às baixas temperaturas.

Os motivos para ter excesso de comida em casa podem ser variados: ir de férias, má gestão de recursos, alguém que lhe oferece uma quantidade generosa porque tem uma horta, enfim... Mas, para além de poder optar por cozinhar, fazer várias refeições e depois congelar, nem sempre há ideias ou oportunidade para usar tudo. É certo que alguns perdem algum do seu sabor e não reagem tão bem ao congelamento, mas pode sempre usar noutras receitas. Fique a saber quais os alimentos que se podem congelar e assim evitar a perda.

Banana
Provavelmente nunca lhe passou pela cabeça, até porque ficam escuras quando guardadas no frigorífico. Assim que note que estão a passar do prazo (manchas castanhas ou pretas) opte pelo congelador e depois é só pesquisar receitas e usar em bolos ou queques, caso não as queira comer.

Tomate
Em pouco tempo apresentam sinais de contaminação, como por exemplo bolor. Congele e depois use para molhos e cozidos, fazer arroz de tomate, entre outros.

Café
Não há nada pior que o sabor de café requentado por isso, se fez café em excesso verta o mesmo para cuvetes de gelo e leve ao congelador. Depois use em algumas receitas por exemplo, aqueça leite, misture-o com chocolate em pó ou cacau e quando estiver dissolvido acrescente o café das cuvetes.

Alface
Nada como colocar a alface numa liquidificadora, juntar um pouco de água e levar a congelar em cuvetes. Pode depois usar em cremes, sopas, sumos detox, etc...

Comentários