Proteínas (Dieta das)

Uma dieta saciante que promete ajudá-lo a perder até quatro quilos num mês

Através desta corrente dietética, baseada em consumir poucos hidratos de carbono e muitas proteínas de origem animal, é possível perder quatro ou cinco quilos por mês, com a vantagem de o peso perdido corresponder a tecido gordo.

Este tipo de dieta consiste em reduzir drasticamente a ingestão de hidratos de carbono para travar o aporte calórico, capitalizando o efeito saciante das proteínas.

Provoca a perda de peso graças ao efeito indutor da cetose e à redução da carga glicémica no sangue. A cetose
produz-se quando, ao não poder obter energia dos hidratos de carbono, o organismo obtém-na queimando as suas reservas adiposas, o que reduz a gordura corporal. Os partidários destas dietas excluem os hidratos de carbono que provocam maiores níveis de insulina no sangue (ou seja, os de absorção rápida), porque o excesso desta hormona engorda.

Não obstante, apesar de ser saudável evitar estes hidratos de carbono provenientes de doces, refrigerantes, bolachas... porque aportam calorias vazias (sem nutrientes), não convém reduzir a ingestão de frutas, legumes, cereais integrais e verduras. Estes alimentos fornecem o mínimo de glicose necessária para que os tecidos nervoso e muscular funcionem. Para além disso, contêm fibra (para prevenir a prisão de ventre e o cancro do cólon), vitaminas, minerais e antioxidantes, que garantem o funcionamento do todo o organismo. Por outro lado, também não é aconselhável eliminar completamente a massa, o arroz e a batata da dieta, uma vez que são hidratos de carbono de absorção lenta que necessitam igualmente de pouca insulina para serem absorvidos e dão mais saciedade.

Os prós e os contras

Embora este tipo de dieta tenha uma boa taxa de eficácia em termos de perda de peso, apresenta, contudo, deficiências em termos de macro e micronutrientes, pelo que deve ser acompanhada pela ingestão de suplementos nutricionais, devidamente prescritas pelo técnico de saúde especializado. Para além disso, é uma dieta muito monótona, muito rica em proteínas que, se for prolongada durante muito tempo, poderá ser uma grande sobrecarga renal. E devido ao baixo valor de hidratos de carbono poderá surgir astenia e cansaço.

Comentários