Peito firme

As flexões de braços são um dos movimentos mais completos para trabalhar, de uma só vez, ombros, peito e braços

Este «simples» exercício trabalha os músculos peitorais e contribui para melhorar a postura, já que também tonifica os estabilizadores das costas e da cintura escapular, os rombóides (músculos situados entre as omoplatas), deltóides (músculos dos ombros) e o peitoral superior, sem esquecer os tríceps (músculos posteriores do braço).

Ou seja, exercita peito, ombros, costas e braços. Se não conseguir fazê-lo, faça só o movimento de baixar, demorando cinco segundos a descer até ao chão. À medida que for conseguindo fazê-lo, tente começar a subir. Com o treino tornar-se-á mais fácil.

Saiba ainda que é muito importante controlar o alinhamento das costas durante o exercício. Dependendo do local onde apoiar as mãos, fortalece zonas peitorais diferentes. Tenha ainda atenção que os cotovelos não devem ficar virados para fora.

Para aproveitar todos os benefícios deste exercício, tem que o fazer de forma correcta. Explicamos-lhe como.

O exercício básico

Passo 1 Deite-se de barriga para baixo (melhor se for sobre
um tapete de fitness), afaste as mãos à largura dos ombros (ou ligeiramente mais afastadas) e coloque as pontas dos pés no chão. A cabeça e o tronco devem permanecer alinhados, e os pés juntos. Estique os braços. Antes de passar para o passo 2, inspire mantendo a respiração.

Passo 2 Flicta os braços e baixe o corpo até o tronco
chegar ao chão, se não conseguir tocar-lhe, o movimento não é tão eficaz
como devia. Quando o peito tocar no chão, suba rapidamente, ao mesmo
tempo que expira.

Lembre-se que... para este exercício ser eficaz, o tronco
deve tocar no chão, os glúteos e coxas devem estar contraídos, as pernas
esticadas e os pés apoiados nas pontas.

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