Ligações poderosas

Combinações de alimentos que favorecem (ainda) mais o seu potencial nutritivo e protegem a sua saúde

Duas colheres e meia de abacate adicionadas a uma salada de alface, cenoura e espinafre quadruplicam a dose de betacaroteno e aumentam as defesas contra o cancro.

Segundo um estudo da Universidade do Minnesota, é aqui que o fator nutricional ultrapassa a combinação de sabores para dar origem à sinergia alimentar, uma teoria que defende que o consumo combinado de certos alimentos potencia os seus efeitos benéficos.

Experimente as outras sugestões que pedimos ao nutricionista Miguel Rego e aprenda a tirar partido destas parcerias:

Carne grelhada + citrinos

«A utilização de citrinos sob a forma de sumo ou salada, a acompanhar carnes grelhadas, reduz os efeitos dos compostos cancerígenos que se formam pela carbonização de carnes que estiveram em contacto direto com a chama», explica o nutricionista. Use o sumo de meio limão como tempero ou duas a três rodelas de laranja como acompanhamento.

Alho + peixe

«O alho é um alimento com inúmeras propriedades antibacterianas e ajuda o nosso organismo a regular o mau colesterol. Quando combinado com peixe ou gorduras mais saudáveis e de digestão fácil, ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares», esclarece o especialista. Tempere o peixe com, pelo menos, um dente de alho cortado ou esmagado.

Azeite + tomate

Apesar de ser uma gordura saudável, é um alimento calórico e deve ser consumido com moderação. «É uma gordura vegetal, rica num ácido gordo monoinsaturado, o ácido oleico, que protege o sistema cardiovascular. Quando associado ao tomate, rico em licopeno (um pigmento antioxidante), potencia a sua ação e é melhor absorvido pelo organismo», afima Miguel Rego. Tempere o tomate com uma colher de sobremesa de azeite.

Flocos de aveira + canela

«As papas de aveia são uma excelente opção para o pequeno-almoço, uma vez que são ricas em fibras hidrossolúveis, como o psilium, que promove uma absorção lenta dos hidratos de carbono que são libertados para a corrente sanguínea. A canela atua de forma sinérgica, podendo reduzir a absorção de glicose e inibir a ação de algumas enzimas digestivas. Este efeito pode ser benéfico para as pessoas com diabetes mellitus», saliente o nutricionista. Combine duas colheres (de sopa) de flocos de aveia cozidos com uma colher (de sobremesa) de canela, para obter todos os benefícios.

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