Engorda com muita facilidade?

Os factores que podem ter consequências no seu aumento de peso

Tal como afirmam diversos especialistas, a vida cada vez mais sedentária da população bem como os maus hábitos alimentares (abuso de fast food, alimentos pré-cozinhados, gorduras saturadas) influenciaram o aumento desproporcionado da obesidade.

Hipoteticamente, qualquer pessoa pode emagrecer se restringir a ingestão de alimentos e aumentar a actividade física, mas há quem pareça fugir à regra.

Porque é que isso acontece? Como é possível ter quilos a mais se come pouco? O stress pode ser o culpado? Tudo tem uma reposta.

Pode-se ganhar peso por comer pouco e mal, por comer em excesso, por ter uma dieta desequilibrada... Em comum estas causas têm o facto do organismo receber mais calorias do que as que gasta e esse excesso calórico traduz-se em gordura acumulada e, consequentemente, em quilos a mais.

O excesso de peso pode desencadear diversos problemas que minam a qualidade de vida: cansaço ao menor esforço, sonolência, apatia sexual, perda de agilidade, entre outras alguns deles.

No entanto, há consequências mais graves, entre as quais os problemas cardíacos, a hipertensão arterial, a diabetes, o mau funcionamento do aparelho respiratório, as doenças de rins, fígado e vias biliares, dor nas articulações e hérnias. As causas do excesso de peso são variadas e numa mesma pessoa podem coincidir. Conheça algumas delas.

Comentários