Defesas à mesa

8 alimentos que o tornam mais forte e saudável

Actualmente, devido às alterações que os hábitos alimentares sofreram, nem todas as pessoas conseguem ter uma alimentação saudável, comprometendo a ingestão de vitaminas, minerais e fibras.

Assim, segundo Pedro Lôbo do Vale, médico de Clínica Geral e docente no Mestrado de Nutrição da Faculdade de Medicina de Lisboa, «se nos enquadramos neste grupo da população, com rotinas complexas e falta de tempo para organizarmos devidamente as nossas escolhas alimentares, só teremos a beneficiar com a toma de suplementos alimentares.»

O especialista explica ainda que «estes, ao veicularem os nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo, em doses que contribuam para o reforço das nossas defesas naturais, irão ajudar-nos a sentirmo-nos mais fortes, com mais vitalidade».

Tome nota dos alimentos que deve consumir no seu dia-a-dia

1. Citrinos

Porque fazem bem?

A laranja tem cerca de 42 calorias por cada 100 g e o limão 26. Reduzem o risco de anemias, favorecendo a absorção de ferro. Previnem as cataratas e o colesterol «mau», refrescam e são cardiosaudáveis.

Como melhoram as defesas?

O limão e a laranja têm muita vitamina C. Existe muita controvérsia sobre a sua utilidade na prevenção e/ou alívio de constipações. A verdade é que entre 400 e 800 mg desta vitamina (100 g de laranja contêm 57 mg) melhoram o estado geral de quem delas padece.

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