Comer bem fora de casa

Regras para fazer as opções mais saudáveis

Comer fora com frequência não tem de ser um desastre para a sua dieta. Basta saber escolher os alimentos certos, na medida certa.

Sabemos que, devido às exigências do dia-a-dia, muitas vezes, tem que optar por fazer as suas refeições fora de casa. Mas essa escolha, ao contrário do que possa pensar, não tem que implicar, invariavelmente, uma refeição menos saudável. Afinal, é possível comer bem, mesmo fora de casa.

Siga estes nove conselhos e (re)aprenda a fazer refeições saudáveis sempre que tiver de almoçar ou jantar, muitas vezes cheio de pressa e (quase) a correr, em restaurantes ou centros comerciais:

1. Prefira acompanhamentos pouco calóricos

Cuidado com o pão! Não engorda tanto como pensa e é um alimento saudável, mas não coma demasiado pão antes de chegar o prato e, principalmente, não lhe adicione manteiga nem patês. Não consegue resistir? Peça pão integral.

2. Dispense os ingredientes mais calóricos

Em particular, molhos, batatas fritas, croquetes e outros fritos. Opte por verduras e legumes cozidos, grelhados na chapa ou salteadas com pouca gordura. São boas opções, por exemplo, espargos, tomate cherry ou feijão verde.

3. Comece da melhor forma


No Verão, os cremes frios (sem natas) e as saladas são a melhor opção. No Inverno, comece com uma sopa de legumes.

4. Beba água ou um copo de vinho tinto

A primeira opção é a melhor mas permita-se a si mesma beber dois ou três copos de vinho, no máximo, por semana. Cuidado com os refrigerantes com gás. Se não dispensa bebidas deste tipo, peça a opção light ou zero.

5. Atenção à sobremesa!


A fruta deve ser a primeira opção. No entanto, em alguns dias, pode substituí-la por um iogurte ou um sorvete (com pouco açúcar). Antes de cair na tentação de comer uma mousse ou baba de camelo, peça uma infusão ou um café.

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