1,5 gramas de sódio por dia é o máximo recomendado pela American Heart Association. De acordo com um estudo apresentado numa conferência internacional da American Stroke Association e que envolveu mais de 2.500 participantes, quem consome mais de 4 gramas de sódio por dia tem mais do dobro do risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que não excede 1,5 gramas. Tenha, por isso, cuidado com a quantidade de sal que ingere, uma vez que o corpo humano precisa de muito pouco sal.

Até há relativamente pouco tempo, aceitava-se que se pudessem ingerir entre 2,5 e 5,0 gramas por dia, o que perfaz menos do que uma colher de café cheia de sal diariamente. É preciso também ter em conta que essa quantidade geralmente já existe nos próprios alimentos, antes de lhes adicionarmos sal. Acima disso, esse mineral é prejudicial à saúde, causando males como hipertensão arterial, que pode levar à morte, quando consumido em excesso.

Em 2015, um outro estudo, publicado pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos da América, também alertou para os perigos de um elevado consumo de sal, como o que se verifica em Portugal. De acordo com a investigação, mesmo quem não sofre de problemas de tensão arterial pode ser afetado pelos efeitos nocivos deste alimento em órgãos como o coração, o fígado, o cérebro e os vasos sanguíneos.