7 regras para se conseguir manter em forma a longo prazo

Perder o peso que pretende nem sempre é fácil mas fazer com que os dígitos da balança se mantenham é que é o verdadeiro desafio

1. Reflita sobre as suas motivações para perder peso. Esteja pronto para mudar comportamentos e rotinas. Planeie com detalhe o seu dia alimentar e reorganize a sua dispensa.

2. Uma dieta para perder peso não tem necessariamente de ser muito restritiva. Escolha alimentos com que se identifique e que satisfaçam o seu paladar. Valorize os alimentos no seu estado natural, característicos da época, como as frutas e os vegetais, ao invés dos produtos processados industrialmente.

3. Fracione as refeições ao longo do dia. Conseguirá manter-se saciado e controlará melhor a porção de alimentos ingeridos. Organize a sua lancheira com opções práticas de alimentos saudáveis, como fruta, vegetais crus, frutos oleaginosos e ovo cozido, entre outros.

4. Cozinhe pouco os alimentos e limite a adição de gorduras. Dê preferência a gorduras naturais e de qualidade, como o azeite e o óleo de coco.

5. Não restrinja por completo os hidratos de carbono. O índice glicémico (IG) é considerado um fator diferenciador dos hidratos de carbono. Dê preferência a alimentos com um IG baixo a moderado, uma vez que garantem a saciedade durante mais tempo.

6. Limite a ingestão de alimentos ricos em açúcares e em hidratos de carbono processados, como o pão branco. Estes provocam um aumento do nível de glicose sanguínea, sobrecarregando o pâncreas que, assim, liberta maior quantidade de insulina, promovendo a acumulação de gordura corporal.

7. O exercício físico regular aliado a uma correta alimentação é fundamental para a gestão do peso.

artigo do parceiro:

Comentários