Com o intuito de promover a melhoria da acessibilidade à consulta e fomentar a articulação com as outras especialidades que lidam com a doença, como a Oftalmologia e a Medicina Oral, o Hospital de Santa Maria juntou-se ao Instituto Português de Reumatologia para passar a ter uma consulta especializada na Síndrome de Sjögren.

A Síndrome de Sjögren Primária (SSP) é uma doença inflamatória crónica, na qual o sistema imunitário, que tem como função proteger-nos de ameaças exteriores, ataca e danifica órgãos e estruturas do próprio organismo.

Os órgãos mais frequentemente atingidos são as glândulas salivares e lacrimais, as glândulas da pele e de órgãos como a vagina e as vias respiratórias. Outras estruturas que podem ser atingidas são as articulações, os músculos, o sistema nervoso, o aparelho respiratório, o aparelho urinário e os vasos sanguíneos.

"Como outras doenças reumáticas sistémicas, esta patologia não tem uma causa bem definida. Resulta entre a interação de fatores genéticos, ambientais, estímulos infecciosos e virais que levam o sistema imune a desencadear uma resposta desregulada que afeta algumas estruturas do organismo, como as glândulas salivares e glândulas lacrimais", explica o médico reumatologista Filipe Barcelos.

"É uma doença crónica e causa um incómodo significativo durante o dia a dia por poder causar alterações visuais, desconforto e limitação no trabalho", acrescenta.

"É no âmbito desse interesse crescente na Reumatologia por esta doença que surge a iniciativa de inaugurar uma consulta, para assim haver uma melhor gestão da doença e dos tratamentos", indica o médico.