Dia Mundial da Alimentação

Sabe comer corretamente? Tem bons hábitos? Coloque questões sobre a sua alimentação a especialistas.

A escolha dos lanches que fazemos ao longo do dia nem sempre é fácil, sobretudo quando a oferta é cada vez maior e, quase sempre, disfarçada de argumentos ditos saudáveis.

Na semana do Dia Mundial da Alimentação, queremos saber o que come e se o faz corretamente! Coloque as suas questões na caixa de comentários, no final da página, e um conjunto de especialistas irá responder às suas dúvidas a partir de quarta-feira, Dia Mundial da Alimentação, aconselhando e sugerindo alternativas nos casos necessários. Até lá, saiba mais sobre a importância dos alimentos que ingerimos nos snacks diários.

O que comer a meio da manhã?

Os intervalos entre as refeições principais, mais concretamente o intervalo do meio da manhã, constituí um momento do dia de enorme importância no controlo e gestão do peso. A maioria de nós conhece a importância de se comer algo neste intervalo do dia. Mas, saberemos quais os melhores alimentos a ingerir?

O perfil glicémico do alimento a ingerir constitui um facto chave para o controlo da fome e da curva de açúcares que irá influenciar os restantes momentos do dia. É usual ouvirmos na consulta, que este momento da manhã é negligenciado e, quando o é, é expectável que o individuo sinta mais fome para o almoço, fazendo opções e quantidades menos acertadas/ desnecessárias.

Alimentos de elevado índice glicémico, como bolos, folhados, salgados, referidos muitas vezes e, padrão do que acontece com a maioria da população portuguesa, que aproveita este intervalo da manhã para beber um café e comer um rissol, são alimentos proibidos num regime de emagrecimento, por causarem um desequilíbrio da curva de açúcares com libertação exacerbada de insulina, hormona essencial na lipogénese (produção de tecido gordo).

Alimentos de baixo índice glicémico, como derivados lácteos, cereais integrais, vegetais e algumas frutas, devem ser as opções mais corretas a tomar.

Ficam algumas propostas:
• Iogurte magro com frutos silvestres
• Tosta integral de centeio com compota sem açúcar
• Iogurte magro com maça e canela
• Nozes, amêndoas ou avelãs
• 1 chá sem açúcar com 1 tosta integral e queijo fresco

Ana Filipa Baião, Nutricionista

Comentários