Mais saúde mental com (apenas) cinco minutos de exercício verde

Praticar desporto ao ar livre faz bem, como atestam vários estudos internacionais. O que talvez não sabe é que não precisa de fazer treinos longos para melhorar o seu estado de espírito.

A influência positiva do meio ambiente no ser humano é cada vez mais óbvia. De acordo com um estudo publicado na revista norte-americana Environmental Science & Technology, praticar cinco minutos de exercício físico num espaço verde melhora significativamente a autoestima e o humor, dois indicadores da saúde mental. Para além disso, liberta a mente, relaxa o espírito, reduz a ansiedade e permite pensar com maior clareza.

Os benefícios ocorrem com qualquer atividade (caminhar, fazer jardinagem, andar de bicicleta, pescar, andar de barco e andar a cavalo, por exemplo, são boas opções) em qualquer espaço verde (um jardim, um parque natural ou ou uma área ajardinada revelam-se boas escolhas). Provou-se, para além disso, que os ditos benefícios são potenciados se o exercício for realizado na presença de água, preferencialmente junto ao mar ou num jardim com um lago.

«É a primeira vez que a ciência é capaz de provar a relação entre a natureza e a saúde mental», afirma Jules Pretty, co-autor do estudo, uma investigação, publicada originalmente em 2010, que demonstra também que esta relação causa/efeito se aplica a todas as idades, sexos e raças, pelo que deixa de haver qualquer desculpa para não o fazer. Sugerimos, por isso, um plano de treinos, com exercícios de exterior fáceis de realizar, que vai melhorar a sua condição física.

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