Alzheimer, uma doença ainda sem resposta

Conheça as últimas descobertas e algumas dicas para travar e lidar com esta doença neurodegenerativa.

  • Conviver com a doença de Alzheimer

    Muitas vezes designada como demência, é uma doença incurável que se agrava com o tempo e apresenta-se com a perda das funções cognitivas devido à morte das células cerebrais. Devido a estes sintomas, mal-entendidos poderão surgir e desgastar quem está à volta.

  • Sabe o que fazer para diminuir a possibilidade de poder vir a sofrer de Alzheimer?

    Está bem informado em relação ao que pode fazer para se defender desta patologia que afeta a perda de memória? Este teste dá-lhe a resposta e indica-lhe estratégias de prevenção!

  • 10 sinais de alerta da Doença de Alzheimer

    O Alzheimer é uma doença cujo diagnóstico precoce é fundamental para um melhor prognóstico. Conheça os 10 sinais que podem ajudar a identificar este tipo de demência, segundo a Associação Alzheimer Portugal. Hoje é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer

    Cientistas revertem perda de memória provocada pelo Alzheimer

    É provavelmente um dos maiores avanços da ciência dos últimos anos no que toca à doença de Alzheimer. Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sugerem uma nova abordagem para criar novas terapias para esta doença neurodegenerativa.

  • O que não devo dizer a uma pessoa com Alzheimer?

    Provavelmente não sabe, mas existem várias coisas que não deve dizer a uma pessoa com Doença de Alzheimer ou com outro tipo de demência. Saiba o quê. As recomendações são da neuropsicóloga Margarida Rebolo.

  • Alzheimer na família. Como devo preparar o Natal?

    A integração de todos os elementos da família com demência na preparação da quadra natalícia pode traduzir-se numa experiência preciosa e muito gratificante para todos, ao invés de um momento de agitação e gerador de stress. Aqui ficam algumas dicas para que possa tirar o maior partido desta quadra. Um artigo da neuropsicóloga Margarida Rebolo.

  • Cientistas criam vírus que ao transmitir gene previne o Alzheimer

    Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para prevenir o Alzheimer, mediante a injeção de um vírus que transmite um gene específico ao cérebro, segundo uma investigação realizada em ratos e cujos resultados foram publicados esta terça-feira (11/10).

    É possível prevenir o Alzheimer?

    Os sintomas da doença podem confundir-se com o envelhecimento normal, mas o aparecimento de sinais de alarme deve motivar uma observação médica. Leia os esclarecimentos do médico neurologista José Vale.