Evite o cansaço

Dormir pouco ou mal não são fatores exclusivos de alguém que está cansado. Saiba o que deve fazer para evitar que o mesmo leve a melhor.

Dormir, comer mais peixe, fazer exercício são algumas das várias atitudes que pode adotar para vencer o cansaço ou, pelo menos, minimizá-lo. O que basta a maioria das vezes é “injetar” um pouco mais de energia, ou seja, aumentar o nível de endorfina (hormona do bem estar) no sangue. Assim, saiba quais as dicas para combater o cansaço.

Dormir
O sono é responsável por restabelecer as energias perdidas durante o dia, por estimular a memória e descansar a mente e por isso é de evitar que durma menos de 6 ou 7 horas. Crie a rotina de se deitar e levantar por volta da mesma hora para assim ter os ciclos de sono mais ordenados. O ambiente do quarto também é importante: é conveniente que esteja escuro; arejado; livre-se de todos os equipamentos eletrónicos, uma vez que a luz das telas inibe a produção da melatonina (hormona do sono); não durma com o animal de estimação; não trabalhe no quarto e evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas antes de se deitar. Não se esqueça que noites mal dormidas consecutivas, não só geram cansaço, como a longo prazo podem dar origem a problemas graves de saúde (hipertensão, enfartes, etc...).

Alimente-se bem
Comece pelo pequeno-almoço: farinha de aveia, ovos, iogurtes, peito de peru, entre outros. Por vezes a sonolência e falta de energia acontecem quando a quantidade de proteína e/ ou hidratos de carbono foi excessiva, por isso doseie o que coloca no prato e é preferível que opte por uma alimentação rica em ómega3. Não obstante, coma mesmo que não tenha apetite para assim não perder energia. Ande sempre com mirtilos e junte com água ou leite e/ ou coma couve. Esta funciona tão bem como o café, sabia?!
A água também não pode faltar. Além de uma série de benefícios, é mais eficaz que o café, ou seja, ao fim do dia o corpo tende a estar mais desidratado e quando ingere água está a dar-lhe mais energia, enquanto que o café, sendo diurético, piora a desidratação, logo o cansaço vence.

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