Nem sempre reparamos, mas na maioria das vezes, a nossa falta de energia deriva de hábitos corriqueiros que são facilmente contornáveis! Estas 10 dicas são tão fáceis de adotar...
1 – Dormir
O ideal será criar uma rotina de sono, isto é, deitar-se todos os dias por volta da mesma hora e tentar acordar também à mesma hora. Inclusive fins de semana! Deixe de lado todos os equipamentos eletrónicos, bem como trabalho de casa (mais vale fazê-lo noutra divisão), evite comidas pesadas antes de se deitar, assim como bebidas alcoólicas.
Se gosta de dormir com o seu animal de estimação saiba que tem o seu sono interrompido mais vezes do que o normal e, se adora o botão snooze do seu despertador, é conveniente que coloque de lado este hábito! Isto só irá proporcionar-lhe um sono superficial, nada satisfatório, uma perda de tempo, será mais difícil de acordar e terá uma quebra de energia! Quando o despertador tocar, estique as pernas, espreguice-se, inspire profundamente e levante-se!
2 – Refeições
Ainda que não seja uma grande novidade, o pequeno-almoço continua a ser muito negligenciado! Não saia de casa de estômago vazio e reforce o pequeno-almoço com fruta (maçã, banana ou frutos vermelhos), peito de peru ou presunto magro, cereais, aveia, ovo cozido, por exemplo, deixando de lado alimentos gordurosos. Tem de se mentalizar que é a refeição mais importante do dia! Por outro lado, e entre as refeições, habitue-se a trincar qualquer coisa. Isto irá fazer com que não coma tanto ao almoço e jantar e o seu nível de energia vai aumentar! Nos lanches pode optar por iogurtes, nozes, fibras, frutos vermelhos, etc... Estes alimentos são fontes de vitaminas imprescindíveis para a formação de glóbulos vermelhos e, por conseguinte, transportar oxigénio às células.
Ao almoço evite beber bebidas alcoólicas, principalmente se vai trabalhar à tarde, sendo escolha preferencial os menus com alto teor de fibras e peixe. Ao jantar evite comidas muito condimentadas e as bebidas alcoólicas perto da hora de deitar.
3 – Exercício físico
O ideal seria arranjar um desporto que lhe dê gozo e que pudesse fazer disso prática comum. Mas, se não é o caso, o dia tem 24 horas e de certeza que pode dispensar 30mn para se ginasticar um pouco! Ou então, a internet está cheia de vídeos de exercícios de curta duração que pode fazer em casa!
Caminhar, subir e descer escadas nas pontas dos pés (com descrição ninguém irá perceber), dançar, pular, enfim... tudo isto estimula o sistema circulatório, oxigenando o corpo e distribuindo a glicose corretamente!
4 – Água
É parte integral do seu corpo (70%), sendo responsável por transportar os nutrientes pelo mesmo, ajuda no funcionamento do cérebro e, como tal, o seu corpo irá funcionar de forma mais eficaz! Um corpo desidratado, é um corpo mais cansado! A água refresca, hidrata e permite um maior nível de concentração! Por isso já sabe, ande sempre com uma garrafa!
5 – Música
A música alimenta a alma! Quantas vezes deu por si a ficar bem disposta e cheia de energia por ter ouvido uma música que adora?! Crie uma playlist das suas favoritas e vai ver que as suas baterias vão recarregar!
6 – Quebre a rotina
É certo que o dia a dia nos absorve e nos deixa com o tempo limitado, mas tente quebrar de vez em quando essa rotina. Até porque a mesma 'suga' a energia! Experimente fazer algo de novo ou dar atenção a algo que costuma negligenciar. Isto irá dar-lhe um novo estímulo!
7 – Peso
Livre-se desses kilos a mais! Não por questões estéticas, mas gorduras a mais fazem com que o seu corpo tenha de 'trabalhar' mais para suportar esse excesso! Livre-se do excesso e a sua energia e boa disposição irão aumentar!
8 – Desorganização
Pilhas de papel, roupa que já não usa, objetos que só estão a ocupar espaço, etc... podem ser sinónimos de alguma irritação e esforço e, consequentemente, roubar-lhe a preciosa energia! Livre-se de tudo o que já não usa, arrume e finalmente... respire melhor!
9 – Amigos
Não se isole! Mesmo que o seu tempo seja escasso arranje algum para combinar algo com os seus amigos. Passar tempo com pessoas de quem gosta, da companhia e de conversar irá certamente revitalizá-la!
10 – Estimular os sentidos
Era bom poder andar na praia descalça, fazer uma massagem, relaxar num jacuzzi, enfim... mas, nem sempre isto é possível! Com a aromaterapia tem a oportunidade de criar e desenvolver sensações de bem-estar e estimular boas lembranças!
Comentários