Está a cair de sono no trabalho?

As horas de sono não são iguais para todos, mas ninguém deve dormir menos de 6 ou 7 horas por dia. A privação de sono contínua afeta a sua disposição e o rendimento de trabalho, podendo mesmo ter consequências bem mais graves que estas.

É normal que no seu local de trabalho tenha sonolência de vez em quando, principalmente após o almoço. Mais ainda quando a quantidade de proteína e/ou hidratos de carbono tenha sido excedida. O que não é normal é que seja recorrente, isto é, se nota que diariamente anda cansado, mal humorado e com sono, não responsabilize o stress ou algum outro fator e sim o facto de andar a dormir mal ou pouco. Noites consecutivas mal dormidas podam dar origem a enfartes, perda de memória, capacidade cognitiva, hipertensão, entre outros. Nunca se esqueça que o sono é responsável por restabelecer as energias perdidas durante o dia, por estimular a memória e descansar a mente.
O dia tem 24 horas correto?! Faça a gestão do seu tempo da seguinte forma: 8h para dormir + 8h trabalho + 8h para o restante. Claro que as coisas não são assim tão taxativas, mas provavelmente está a dar prioridade a outras coisas, que também gosta de fazer, e a negligenciar algo que o pode começar a prejudicar. Deixamos-lhe umas dicas de como contornar a questão no seu local de trabalho:

Alimente-se bem
Conforme referido acima, o excesso de determinadas categorias de alimentos provoca mais sonolência e o próprio excesso de comida ou gordurosas pode provocar, para além de outras coisas, cansaço e falta de energia. Não coma em demasia e prefira fazer pequenos lanches, optando por frutos secos, fruta e iogurtes. Um bom pequeno-almoço também não deve ser descurado: ovos, farinha de aveia, iogurtes, peito de peru, etc... E nunca se esqueça, mesmo que não tenha fome obrigue-se a comer para que não fique cansado e, por conseguinte, sonolento.

Bebidas
A cafeína não faz mal se bebida com conta, peso e medida. Um café ou chá pode torná-lo mais energético, mas deverão ser consumidas com moderação. As bebidas energéticas podem despertá-lo num curto espaço de tempo, mas rapidamente o vão deixar cansado e mais tarde atrapalhar o seu sono. O álcool também deve ser dispensado, principalmente antes de se deitar. O ideal é beber muita água e, se gostar, beba fria. Para além de hidratado, vai ficar mais desperto.

Mantenha o seu corpo ativo e desperto
Muitas das vezes a sonolência no trabalho ou noutro lugar não são sinónimos de noite mal dormida, mas também do seu corpo ter um défice de atividade física. A melhor opção seria ter uma atividade física regular, mas caso não tenha oportunidade, opte por subir as escadas em vez do elevador por forma a acelerar o seu ritmo cardíaco, caminhe cerca de 10mn (estacione o carro mais longe, pode ir beber café a uma pastelaria mais distante, etc...), entre outros. A ideia é que tente aumentar o seu nível de atividade para ficar mais enérgico.
Por forma a ficar mais desperto pode fazer pequenos exercícios: levantar-se e ir respirar um pouco de ar; lavar a cara com água fria; fechar e abrir as mãos 10 vezes; rodar os ombros algumas vezes; esticar os pulsos, as pernas e os braços ou bater com os pés no chão levemente. Não obstante, é bom que também estimule os seus sentidos: ouça músicas que goste mais mexidas, acenda o maior número de luzes que puder ou posicione-se num local bastante iluminado, coma um rebuçado ou masque pastilhas elásticas; cheira essência de eucalipto ou faça uma pausa e olhe para a janela ou ao seu redor.

artigo do parceiro:

Comentários