A culpa é da moda

A forma como se veste também pode estar a prejudicar as suas costas. Saiba os cuidados a ter com alguns dos acessórios que complementam os seus coordenados

Os problemas da coluna vertebral, quando diagnosticados atempadamente, têm uma resolução relativamente simples. Mas, quando as queixas evoluem, o tratamento é muito mais complexo e, por vezes, já não é possível uma recuperação completa. Existem, todavia, situações que, sem que se aperceba disso, podem agravar a sua condição. Tenha, por isso, cuidado com o que usa no seu dia a dia.

A mala

Quanto maior for a mala, mais objetos se transportam. Evite malas muito grandes. Assim evita também o excesso de peso sobre os ombros. Em alternativa, use mochilas com duas alças que distribuem o peso pelos dois ombros. As alças almofadadas são mais confortáveis. Evite carregar excesso de peso nas malas, pois provoca uma sobrecarga num dos ombros, prejudicando a estabilidade da coluna.

Os sapatos

Não use saltos altos de forma continuada. Ao usar sapatos com salto alto, o peso do corpo fica apoiado principalmente na parte da frente do pé. Dessa forma, tende a haver um desequilíbrio para a frente, o que obriga a uma alteração da posição do joelho, da anca e da coluna lombar, que pode contribuir para o agravamento dos sintomas na região lombar. No dia a dia, prefira saltos com uma altura até três centímetros e, de preferência, de base larga, são mais saudáveis e adequados para o uso diário.

Texto: Sofia Cardoso com Paulo Pereira (neurocirurgião no Hospital da Cuf do Porto, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patolugia da Coluna Vertebral e coordenador nacional da Campanha Olhe pelas suas Costas)

artigo do parceiro:

Comentários