Ele é sueco, ela finlandesa. Ele é diretor artístico, ela nutricionista. Conheceram-se em Roma há sete anos. David Frenkiel era um vegetariano pouco saudável graças a uma dieta rica em massas e pizas. Luise Vindahl comia carne. No primeiro jantar ele comeu rigatoni, ela salmão. Namoraram e mudaram-se para Estocolmo onde progressivamente mudaram os hábitos alimentares e criaram um blogue, Green Kitchen Stories, que os tornou os novos rostos da cozinha vegetariana.

David e Luise inspiram pessoas em todo o mundo a cozinharem refeições vegetarianas saborosas e saudáveis, usando apenas ingredientes naturais. Um princípio que transpõem para o título agora publicado em Portugal. “Vegetariano Todos os Dias” (edição Casa das Letras) apresenta-nos mais de cem receitas de alimentação vegetariana, com sugestão de alternativas vegan e ainda algumas sem glúten.

Os autores combinam artigos da despensa comuns (o livro traz uma extenso glossário) com produtos frescos e sazonais. David e Luise contam as histórias da cozinha da sua família, afirmando a facilidade com que se criam pratos nutritivos e equilibrados todos os dias.

Entre as muitas propostas incluídas neste livro, somos convidados a aprender a fazer uma Fritatta de ervas e espargos para o pequeno-almoço, um Falafel de ervas e pistácio no forno com arroz selvagem, uns Rolinhos de omelete com maçã e requeijão para o almoço e uma Siciliana para um jantar de convívio com os amigos. Não faltam as sopas, saladas, sumos e snacks simples.

O leque de receitas espraia-se para as sobremesas com o Bolo de beterraba e chocolate, o Cheesecake gelado de morango, Bolo de panquecas de frutos de verão.

David Frenkiel e Luise Vindahl estarão em Lisboa, a 29 de maio, no decorrer da Feira do Livro, para um cookshow de apresentação do seu livro.

Livro: Ser “Vegetariano Todos os Dias” não custa assim tanto