Preguiça, avareza, luxúria, inveja, ira, vaidade e gula. Os sete pecados mortais dão o mote ao segundo jantar sensorial promovido pelo restaurante Al Quimia do Epic Sana Algarve Hotel, na Praia da Falésia em Albufeira. O sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, foi tanto que a primeira data apontada para o evento, dia 15 de outubro, sábado, esgotou de imediato levando a organização a abrir nova data: o dia 14, sexta-feira.

O despertar dos sentidos

Visão, olfato, tato, paladar e audição. O jantar sensorial do Al Quimia é um convite ao embarque numa viagem envolta em mistério na qual os comensais, cerca de duas dezenas no total, são desafiados a mergulhar no desconhecido aguçando e despertando os sentidos.

Dois meses foi o tempo que o Chef Luis Mourão e a sua equipa demoraram a criar esta experiência.  Ousadia e criatividade que prometem oferecer uma noite inesquecível.  O objetivo passa por desafiar os clientes a decifrarem e tentarem desvendar garfada após garfada os constituintes de cada iguaria. Os temas musicais cuidadosamente escolhidos para cada prato, a luz e os aromas, os acessórios e alguns intervenientes de cariz mais lúdico dão o tempero.

As entradas

Luis Mourão pinta a preguiça de azul-escuro e ao som de «Violin» de Alone Wolf e de «Não quero que vás à monda» dos Adiafa serve uma ostra com algodão doce de citrinos e caviar de arenque acompanhado de um Champagne Billecart-Salmon Blanc de Blancs.

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

Já o parfait de foie-gras com crumble de frutos vermelhos e brioche faz-se acompanhar de Caios da Península de Setúbal, de 2012. É a avareza ao som de «Money» de Pink Floyd e «Money for Nothing» de Dire Straits.

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

Vendas, algemas e dança do varão ao som de «I Want Your Sex» de George Michael e «Sadness» dos Enigma recebem a luxúria que apresenta um duo de esferas: teriyaki de salmão e vieira e gaspacho de ouriço-do-mar e vieira regado com Aphrodite (um coktail composto por mescal, shrub de cenoura roxa, sumo de lima e xarope de gengibre).

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

Veja na página seguinte: Os pratos principais

Os pratos principais

Poderá ficar verde de inveja se não conseguir o que prefere dos três pratos diferentes que compõem este pecado: a lagosta com lulas, algas, bolo de iogurte e molho de caldeirada, regada a António Vital 2015, de Lisboa; o tataky de atum de cebolada com amêijoas, tentáculos de lula e areia de algas, regado com Quinta de Pellada Alvarelhão, um Dão de 2012; e o robalo com lula, bolo de rocha de algas e bisque de marisco (na foto em baixo) regado a João Clara Negra Mole, 2013 do Algarve. Billy Simpson com «Envy You» e Zeca Pagodinho com «Cuidado com a Inveja», são a banda sonora.

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

A ira, de vermelho, chega ao som dos AC/DC com «Thunder struck» e Rage Against the Machine com «Killing in the Name» apresentando uma vitela cozinhada a baixa temperatura e grelhada com vitelote, puré de cherovia e cenoura roxa e regada com um Douro de 2011, Mãos Reserva.

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

Boca doce

Roxa e vaidosa chega a primeira das sobremesas: gelado de morango com pimento, perfume de água de rosas e diamantes de açúcar. Ao som de «Deep House Minimal» de Arnold Penny e de «I’m Sexy and I Know it» de LMFAO. É sexy, e ela sabe-o!

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

Já a gula, de laranja vestida, traz o pecado dos doces e a banda sonora de «I just can’t get enough», dos Depeche Mode. A escolha não podia ser mais acertada para acompanhar um interminável sortido de pequenas e deliciosas obras de arte e um Bastardinho de Azeitão, de 30 anos, da Península de Setúbal.

Hotel algarvio promove segundo jantar sensorial

Esta experiência, única em Portugal, custa 180 € por pessoa e a reserva pode ser feita através do endereço de e-mail info.algarve@epic.sanahotels.com ou do telefone +351 289 104 301

Texto: Eva Falcão