• Pratos de peixe com fruta em combinações improváveis

    Nuno Barros, chef do restaurante Taberna 1300, em Lisboa, explica, neste artigo de opinião, como os produtos da época acabam por ter influência nas ementas especiais que marcam a estação.

  • Malagueta, pimento e pimentão... Uns picam e outros não!

    São picantes devido a uma substância alcaloide que estimula as células nervosas da boca, provocando a sensação de ardor. A geleia de malagueta também está em voga.

  • Cuidados obrigatórios a ter com a carne depois de a comprar

    Cozinhá-la bem é uma das recomendações dos especialistas mas existem outras precauções a ter em conta para evitar problemas de saúde. Saiba já quais são!

  • A que temperatura devo servir os vinhos no verão?

    Sim, conforme a estação do ano ou tempo que se faz sentir, os vinhos podem e devem ser servidos a temperaturas ligeiramente diferentes, sendo o mais difícil no verão, manter a temperatura correta ao longo da refeição.

    Três pratos frios para uma marmita super saudável

    Preparar a marmita para o trabalho é um hábito de muitos portugueses, mas também um dilema na hora de escolher pratos rápidos e saudáveis. Para não correr o risco de levar todos os dias douradinhos ou atum em lata, conheça três ideias de pratos frios para enfrentar os dias de maior calor.

    Que vinhos escolher numa refeição vegetariana ou vegan?

    Uma regra “clássica” das harmonias gastronómicas diz que os vinhos brancos acompanham pratos de peixe e os vinhos tintos são para os de carne… e se a refeição for constituída por pratos vegetarianos? Que garrafa de vinho devemos abrir?

  • “Nigirizushi” não tropece neste japonês

    «Nigirizushi», «Temakizushi»… e, pronto, já tropeçámos na língua. Para evitar complicações, fica o abecedário do sushi e de outras especialidades japonesas.

  • 4 receitas de sushi para fazer em casa

    Já experimentou fazer sushi em casa? Aceite estas nossas quatro sugestões e diga-nos como correu

  • Como escolher a faca ideal para a sua cozinha

    Não é à toa que os maiores chefs recorrem a uma panóplia de utensílios de corte para preparar as suas confeções. Veja os cuidados que deve ter para selecionar o modelo perfeito para cada tipo de alimento.

  • Marisqueira Ribadouro: Alberto e Manuel, a dupla infalível na arte de cozinhar o marisco

    Alberto e Manuel esta é uma dupla de peso quando o assunto é a melhor forma de tratar o marisco, seja uma lagosta, uma sapateira, camarão ou percebe. Juntos, estes marisqueiros perfazem perto de 60 anos ligados à mesma casa, a marisqueira e cervejaria Ribadouro. Com conhecimento, técnica e método explicam-nos como escolher, preparar e cozer um bom marisco.

  • O especialista da sardinha na brasa

    Por estes dias é o peixe mais desejado. “Quente e boa”, pinga sobre o pão. Convém, por isso, saber puxar a sardinha à nossa brasa.

    Chás gelados, aliados do nosso organismo no tempo quente

    Hidratar o organismo é uma meta importante em qualquer estação do ano, embora no verão, com as temperaturas elevadas, se torne imperativa. Uma prática mais saborosa e diversificada se à água juntarmos chá e infusões e as servirmos geladas. As combinações são infinitas.

  • Sabia que a acelga ainda é uma (deliciosa) prima da beterraba?

    É um daqueles legumes que aconselhamos. De cultivo fácil, são resistentes a pragas e a doenças, mantêm-se na horta quase todo o ano, exceto no pico do verão.

  • Cozinhar sem perder sabor

    Está a preocupar-se mais com o que ingere? Saiba quais são os métodos que lhe permitem confecionar alimentos de uma forma mais saudável, mantendo o paladar.

  • A jornalista Clara de Sousa fez-se cozinheira e surpreende-nos com três receitas

    Vemo-la diariamente ao comando dos blocos informativos da SIC. Mas, Clara de Sousa é também uma cozinheira de paixão e prova-o nos livros que publica. Aqui partilha connosco três receitas deliciosas.

  • Cozinha a alta velocidade

    Quem disse que a comida rápida confecionada no micro-ondas nunca pode ser saudável e nutritiva? Técnicas, dicas e truques que provam o contrário!

  • Slow cooking está a ganhar adeptos

    Saudável, rica em nutrientes e de textura inesperada. Conheça os benefícios da cozinha a baixas temperaturas. Uma nova tendência, que chegou a Portugal no fim da década de 2000.

  • As melhores formas de cozinhar sem gordura

    Nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Saiba quais são os utensílios e os métodos de culinária que lhe permitem fazer uma alimentação mais saudável e variada.

  • Damos-lhe o arroz. Agora só tem de o escolher e preparar!

    Bago a bago, saiba quais são as maneiras de confecionar as diferentes variedades deste cereal e conheça os benefícios deste alimento milenar, muito apreciado pelos portugueses.

  • 5 restaurantes a experimentar urgentemente

    O divinal bacalhau à Brás do Flores do Bairro, em Lisboa, é uma das nossas sugestões. Mas há mais para provar e para repetir em várias zonas do país.

  • 12 citações na cozinha que ficaram para a História

    A história da cozinha está repleta de frases proferidas por figuras públicas. Palavras carregadas de verdades, ironia, lições.

  • Como confecionar a Geneoise perfeita

    Esta é, provavelmente, uma das massas de base mais utilizadas em pastelaria. Bastam quatro ingredientes (nem carece fermento) para obter um bolo simples. Pode, ainda, ser uma excelente base para bolos de camadas, tortas, charlottes

  • Manteigas de frutos secos que se fazem em casa num ápice

    Mais saudáveis do que a margarina e a manteiga à base de natas, os cremes vegetais para barrar também podem ser usados para cozinhar alimentos.

  • As melhores formas de usar e saborear amêndoas

    São um dos frutos secos mais apreciados pelos portugueses e têm a vantagem de fazer bem à saúde. Saiba quais são os principais benefícios deste alimento e descubra formas alternativas de o ingerir.

  • O Figo-da-Índia: Agreste na feição, soberbo no sabor e propriedades nutricionais

    É de feição pouco amigável mas, na realidade, é um poderoso aliado da nutrição saudável e da dimensão medicinal. O Figo-da-Índia, o fruto de um cato originário das américas, é saboroso, diverso nas utilizações e encerra uma história repleta de condimentos.

  • Em defesa da alheira portuguesa, não a frite, nem lhe corte a pele

    A alheira não se frita, não acompanha batata frita, não leva corte e pede tempo de forno, pelo menos 40 minutos. Um curso de cozinha transmontana na Academia Time Out, em Lisboa, derrubou ideias feitas sobre este enchido secular. O anfitrião, o foodie Rodrigo Meneses, acompanhou os participantes por alguns dos melhores ingredientes da região nordeste de Portugal.

  • O segredo para fazer uma panacota light

    Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, indica quais os dois ingredientes a usar para conseguir o resultado perfeito.

  • Substitutos veganos para cada sobremesa

    Há inúmeras formas de adaptar as sobremesas à dieta vegana. E quem diz sobremesas diz qualquer prato. Aqui, ficamos pelas sobremesas, já que estas são uma das maiores dificuldades de quem procura adaptar-se a uma alimentação vegana, ou mesmo reduzir o consumo de produtos de origem animal.

  • 6 alimentos que trazem novo sabor às suas sopas cremosas

    A vantagem de preparar cremes, à base de dois ou três vegetais, é poder utilizá-los como base para outras sopas. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos algumas sugestões. Simples e com o poder de diversificar as nossas refeições.

  • Como escolher as melhores curgetes

    Muitos portugueses ainda o ignoram mas este é um legume que deve fazer parte da sua dieta alimentar. No entanto, há umas que são preferíveis a outras. Saiba quais são as mais recomendadas.

  • Saiba como fazer gotas de iogurte, um snack saudável

    Trata-se de um snack muito fácil de produzir, não exige competências especiais na cozinha e recorre, apenas, a um ingrediente, o iogurte. As crianças adoram.

  • Folha de louro, uma aliada da cozinha de sabor apurado

    Casa na perfeição com inúmeros cozinhados. Podemos incorporar o louro fresco, seco ou em pó, nas sopas, nos molhos, nos guisados, nos grelhados, em caldos, em marinadas, entre muitos outros preparos.

  • Saiba como reaproveitar as sobras de bolo-rei

    Uma forma de evitar o desperdício de bolo-rei passa pela sua congelação, ou mesmo levá-lo ao forno. O objetivo é o consumo a médio ou longo prazo. Deixamos dicas sobre os dois métodos.

  • Extrair sumo do gengibre

    Algumas receitas, particularmente em pratos asiáticos, referem o sumo de especiarias, nomeadamente o gengibre.

  • Vinhos para Fondue

    Depois de uma breve moda nos anos 80, do século passado, a Fondue está de volta. E com ela os vinhos tintos, brancos ou mesmo espumantes, excelentes para acompanhar as fondues “salgadas”. Há, no entanto, que saber escolher.

  • Como escolher um bom vinho

    Não há nada que combine melhor com um jantar romântico, um serão entre amigos ou um fim de tarde a solo em frente à lareira, do que um bom copo de vinho.

  • Dicas para preparar um bom café

    O café é uma das bebidas mais populares do mundo e há quem afirme que não há nada melhor do que o aroma de um café feito na hora. Para quem prefere beber o seu café em casa e à sua maneira, veja as seguintes dicas e prometemos que o seu café ficará sempre no ponto!

  • Como manter as ervas aromáticas sempre frescas?

    Um truque simples para manter as ervas aromáticas sempre frescas e prontas a usar, é utilizar as cuvetes de gelo.

  • 10 restaurantes perfeitos para os jantares de Natal

    Durante o mês de dezembro, são convívios sociais atrás de convívios sociais, muitos deles à mesa. Precisa de ideias? Aceite as nossas!

  • As regras para conseguir umas bolachinhas perfeitas

    Atreva-se na cozinha, ligue o forno, prepare os ingredientes (escolha-os de qualidade) e divirta-se a produzir bolachas caseiras. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos dicas para resultados perfeitos e faz-nos algumas bolachinhas.

  • Tirar as sementes à romã é tarefa complicada? Com esta técnica não

    Uma faca, tigela e colher de pau é quanto basta para extrair num instante todas as sementes da romã. Tão simples que custa acreditar.

  • O vinho ideal para cada tipo de queijo

    Para cada tipo de queijo há um vinho ideal para potenciar o sabor e garantir uma degustação única. Este é, talvez, um dos “pequenos prazeres” da vida mais transversal e popular de sempre.

    Quais os melhores vinhos para combinar com cada prato de bacalhau?

    Diz-se que há mil e uma formas de confecionar bacalhau. Poderá ser exagero, mas é consensual que o “fiel amigo” é escolha de eleição nas nossas mesas. Na hora de escolher o vinho, as opções variam consoante a confeção.

  • Dióspiro. O fruto do outono que faz bem à pele

    O dióspiro é um fruto proveniente da china. Em Portugal, muitas pessoas têm esta árvore de fruto nas suas hortas. Com apenas 64 calorias por 100g, vamos conhecer cinco benefícios deste alimento.

  • Cinco erros na cozinha que deve evitar

    Muitos de nós até podemos saber destes erros, mas será que os evitamos? Pois bem, vamos relembrar cinco erros comuns na preparação dos alimentos.

  • 10 passos para compor uma tábua de queijos irresistível

    Uma tábua bonita e apelativa é um “must have” em qualquer mesa de entradas e faz um sucesso em qualquer jantar de amigos. Os dez elementos seguintes são essenciais para compor uma tábua de queijos irresistível.

  • Sabe realmente abrir uma garrafa de vinho?

    Ao comprar um saca-rolhas (manual) devemos optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon. Explicamos porquê.

  • Há muitas maneiras de fazer marmelada

    Maria de Lourdes Modesto deu a uma plateia atenta a receita da verdadeira Marmelada Branca de Odivelas. De todas as versões conhecidas, esta é a que lhe foi transmitida por uma antiga trabalhadora do Convento.

  • Sabe qual é o truque para não deixar o arroz empapado?

    “Gostava tanto de fazer aquele arroz soltinho que agrada a todos!” Identifica-se com este pensamento? Não desespere, siga estas cinco dicas e vai cozinhar o melhor arroz do mundo.

  • Fale como um expert em vinhos!

    “Mastigar o vinho”, um vinho “quente”, “fechado” ou “austero”. A linguagem dos vinhos pode baralhar-nos. Contudo, para dominar o vocabulário elementar de um verdadeiro profissional há apenas que seguir alguns termos. Confira aqui.

  • Anthony Bourdain ensina-o a cozinhar o bife (e os ovos) dos seus sonhos

    Com 30 anos de experiência, o chef americano deu uma entrevista onde revela como preparar uma carne suculenta, macia e saborosa e ainda dá algumas dicas de como fazer uns ovos mexidos de comer e chorar por mais.

    Comida e vinho que não combinam

    É verdade, há alimentos que quando consumidos juntamente com vinho fazem o vinho não saber bem. São os chamados “inimigos do vinho”. A lista pode ser composta por couve-de-bruxelas, espargos, ovos, vinagre, alcachofras, mas há outros.

  • Como cozinhar lentilhas

    As lentilhas fazem parte da categoria das leguminosas e, apesar de serem pequeninas, são muito nutritivas, ricas em ferro e fibra, sendo uma excelente fonte de proteínas! Há lentilhas de várias cores: verdes, vermelhas, marrons e pretas. As marrons são as mais fáceis de serem encontradas.

  • Os nove segredos para um bolo perfeito

    Todos nós sonhamos com "o bolo perfeito"! Alto, fofo, equilibrado na cozedura, realçando os ingredientes principais. A autora do blog Camomila Limão partilha connosco nove dicas que farão dos nossos bolos as verdadeiras estrelas da festa.

  • Fermento em pó ou bicarbonato de sódio? O segredo dos bolos perfeitos

    "Para que os nossos bolos cresçam, devemos utilizar fermento em pó, bicarbonato de sódio ou os dois?". Esta é uma pergunta recorrente na cozinha e uma preocupação para todos aqueles que procuram o bolo perfeito. Cinco respostas, para cinco questões pertinentes, deixam-nos esclarecidos.

  • A arte de preparar cinco sobremesas em 25 minutos

    A chefe de pastelaria Rita Nascimento prepara cinco sobremesas, nenhuma com mais de cinco ingredientes, nem orçando mais de cinco euros. Também em comum, todas prontas em cinco minutos. E não guarda segredo. Aqui explicamos como pode surpreender à mesa com estes doces expresso.

  • Como fazer e o que se pode fazer com a batata-doce?

    Antes de passarmos à parte prática de como cozinhar a batata-doce, vamos começar pelos benefícios e saber o porquê de a incluir na nossa alimentação.

    Assim se faz a quinta-essência da doçaria de Aveiro, os Ovos Moles

    Arregaçamos as mangas e por uma hora vestimos a pele de doceiros na Oficina do Doce, em Aveiro. Por si, uma experiência para recordar, melhor quando sobre a bancada vamos produzir e provar os Ovos Moles de Aveiro. Uma receita com uma mão cheia de histórias.

  • Detox depois das férias: 5 sumos a tomar

    Elimine os excessos das férias com sumos detox.

    As exóticas sandes de um caça comida norte-americano

    Para o designer norte-americano Jon Chonko uma sanduíche é pretexto para percorrer milhares de quilómetros. Desde 2009 viaja pelo seu país à procura das sandes mais exóticas. Passa-as no scanner e partilha as imagens transversais.