Aprenda a linguagem dos consultores de imagem

Anarruga, baggy, balloné... Para si, estes termos são chinês? Para que compreenda melhor as palavras que muitos fashionistas usam, desvendamos-lhe algumas expressões ligadas ao universo da moda

O mundo fashion utiliza termos usados em algumas épocas e até cria novas palavras para descrever uma peça de roupa, um tecido, um estilo ou mesmo uma forma de usar. Porque estar na moda não significa apenas vestir a toilette certa, aprenda a linguagem dos consultores de imagem e dos entendidos em novas tendências:

Anarruga
Este é o nome dado a um tecido com efeito enrugado ou plissado conseguido através da utilização de fios com encolhimentos diferentes. É muito utilizado em roupas leves, como blusas e vestidos.

Baggy
São calças de corte amplo nas ancas, cujas pernas se vão afunilando e se ajustam à altura dos tornozelos.

Balloné
Saia que parece um balão porque tem a barra franzida, virada e presa por dentro. Foi moda nos anos da década de 1980 e regressou recentemente, muito menos volumosa.

Cache-coeur
A palavra vem do francês e resulta da junção de cacher (esconder) com coeur (coração) e refere-se a um tipo de decote trespassado e drapeado sobre o peito.

Cardigan
Casaco de malha em lã virgem ou mesclada com outras fibras, com mangas compridas e botões à frente. Deve o seu nome ao sétimo conde de Cardigan que comandou uma das brigadas do exército britânico durante a guerra da Crimeia.

Cargo
Modelo inspirado no estilo dos uniformes. Com base em modelos amplos e confortáveis, dá um efeito de roupa casual. Normalmente, possui bolsos laterais.

Clutch bag
Carteira pequena sem alças para se usar na mão ou debaixo do braço.

Dégagé
Gola ou decote aberto afastado do colo ou pescoço, com ou sem drapeado, deixando à mostra parte dos ombros e colo.

Destroyed
Estilo que aposta nos rasgões e desfiados de calças de ganga, camisas de mangas arrancadas, costuras aparentes e cós sem acabamento.

Escarpin
Sapato aberto de salto alto, com sola fina mais ou menos arqueada, inspirado no calçado do século XVIII. Foi criado para a casa Dior, por Roger Vivier, durante a década de 1950.

Evasé
Tipo de corte comum em saia ou vestidos que se alarga para baixo, em forma de cone. Pode ser enviesado ou não.

Frufru
Esta palavra designa um conjunto de folhos franzidos, geralmente estreitos.

Fuseau
Calça justa e afunilada com uma alça de união que fica na sola do pé. Esteve muito na moda na década de 1980.

Galão
Tiras bordadas, sem elasticidade, que aplicadas nas peças dão detalhes de enfeite ou acabamento. O galão mais conhecido é o da marca Adidas.

Hot pants
Calções extremamente curtos. O modelo dourado que a cantora australiana Kylie Minogue usou no vídeo de «Spinning around» em 2000 já faz parte da iconografia pop.

Império
Modelo de vestido com corte abaixo do peito e saia solta.

Veja na página seguinte: Jodhpurs, mules, nervures e muito mais

Comentários