Os segredos de beleza mais bem guardados do mundo

Em todas as regiões do globo, existem produtos milagrosos, exclusivos e, muitas vezes desconhecidos, a que muitas mulheres recorrem. Saiba quais são e aprenda a tirar partido deles.

Há marcas, produtos, substâncias e até ingredientes que dispensam apresentação além fronteiras. Outros, mesmo sem currículo internacional, têm uma legião de fãs nos seus países de origem. Descubra quais e porquê e adote-os para melhorar a sua imagem. A beleza é hoje, mais do que nunca, um roteiro capaz de nos levar aos quatro cantos do mundo. E permite-nos conhecer muito do que poderíamos encontrar numa viagem real.

Os atributos naturais desta ou daquela geografia, as suas particularidades culturais e históricas e as pessoas que fazem dos lugares aquilo que estes são. O roteiro aqui proposto permite-nos, em nove coordenadas distintas, vislumbrar um mundo não tão imediato de marcas de beleza. Algumas mais conhecidas e acessíveis por cá, outras mais periféricas e difíceis de encontrar, mas nem por isso menos interessantes.

Na verdade, tendemos a considerar alguns produtos essenciais dependendo da forma como, à luz dos nossos padrões culturais, valorizamos os cuidados de beleza ou os ingredientes que os compõem. Não é, por isso, de estranhar que muitas fórmulas pouco conhecidas Internacionalmente conquistem o estatuto de culto nos seus países de origem.

E, se há coisa que não conseguimos ignorar é um produto de culto, mesmo que tenhamos de atravessar continentes para o experimentar. Portanto, fomos à procura dos mais desejados cosméticos em cada canto do mundo. Cada um, à sua maneira, merece que o fixemos no mapa, e na lista de compras. Deixe-se levar, a viagem começa agora:

- Espanha

Estamos habituadas ao profundo e muitas vezes revolto Oceano Atlântico e, às vezes, precisamos de algo que nos transporte para o calmo Mar Mediterrâneo. Umas férias à beira-mar, o cheiro a maresia, os passeios pelos campos de Ibiza, esquecendo a famosa vida nocturna por momentos. Imagine tudo isto disponível num frasco.

A água de colónia unissexo da Hierbas de Ibiza tem notas de limão, jasmim e baunilha, todas elas evocativas dos ares que se respiram e cheiram na ilha. Este produto está disponível na Skinlife, no Chiado, em Lisboa.

- França

Em França, destacamos o Lait Crème Concentré da Embryolisse, um produto de culto que não falta em nenhuma bolsa de maquilhadora ou modelo. Em Portugal, pode encontrar este leite concentrado hidratante, que leva cera de abelha e manteiga de karité na sua formulação, na Farmácia Sá da Bandeira no Porto e online. Além de hidratar, este produto amacia a pele, favorecendo a reconstituição do filme hidrolítico da epiderme.

- Itália

Passamos de seguida para Itália, com um pedaço de história que atravessa séculos. A Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella foi fundada em 1221 por frades dominicanos com o objetivo de produzir remédios e poções de ervas para utilização no mosteiro. O pot pourri, por exemplo, continua ainda hoje a ter uma legião de fãs à escala global. Este produto cosmético de origem farmacêutica está disponível nas lojas da marca espalhadas pelo mundo.

Veja na página seguinte: Os produtos de beleza que as mulheres usam no oriente

Comentários