Como comunica o bebé quando ainda não sabe falar

Antes da aprendizagem das primeiras palavras, são muitos os sinais de que o bebé está a comunicar. São exemplo o olhar, o sorrir, o choro, a expressão facial, os sinais vocais e gestuais.

As interações entre os bebés e os pais devem ser estimuladas, pois constituem um dos pré-requisitos fundamentais para o desenvolvimento das capacidades comunicativas e para a aquisição posterior da linguagem, asseguram os especialistas na área.

A comunicação entre os pais e o bebé acontece, nos dois sentidos, desde o nascimento e intensifica-se à medida que o bebé cresce.

Antes da aquisição das primeiras palavras, são muitos os sinais de que o bebé está a comunicar. Os aspectos não-verbais como o olhar, o sorrir, o choro, a expressão facial, sinais vocais e gestuais são expressões que o bebé utiliza quando não tem a capacidade de comunicar através da fala propriamente dita.

«Se somarmos todas as expressões que os bebés têm nos primeiros tempos de vida, observa-se que choram muito.» Mas também é um facto que «por volta dos cinco meses, o bebé sorri e agita-se quando está contente», refere a Médica Especialista em Pediatra Maria José Lobo Fernandes, continuando: «Quando há alguma coisa que o diverte, ele ri-se, bate as pernas e os braços… todo o corpo reage!»

Os especialistas na área recomendam os pais a observar atentamente este tipo de interações e competências no bebé, estimulando-o a comunicar, a descobrir através dos sentidos, a explorar o mundo à sua volta.

Texto de Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé

artigo do parceiro:

Comentários