Teste rápido permite o diagnóstico precoce de tuberculose em crianças

Estudo publicado na revista «The Lancet Global Health» sugere teste rápido que pode tornar mais eficaz o tratamento da tuberculose em crianças.

 Um novo teste para diagnóstico da tuberculose (TB) em crianças deteta cerca de dois terços dos casos identificadas pelo atual teste de cultura, mas numa fração do tempo, de acordo com os resultados de um estudo realizado na África do Sul e agora publicado na revista The Lancet Global Health.

 

O teste, conhecido como XpertMTB/RIF, também detetou cinco vezes mais casos identificados por análise microscópica de amostra, que é um método preliminar de diagnóstico que é normalmente utilizado como teste inicial, mas que deve ser confirmado pelo teste de cultura.

 

Os resultados do teste XpertMTB/RIF às secreções respiratórias estavam prontos em 24 horas, em média, em comparação com uma média de mais de duas semanas para o teste de cultura utilizado no estudo, verificaram os investigadores.

 

Estudos anteriores demonstraram que o teste Xpert MTB/RIF é eficaz para o diagnóstico de TB em adultos e em crianças com sintomas pronunciados de TB que foram internados num hospital.

 

O diagnóstico da tuberculose em crianças é mais difícil do que o diagnóstico em adultos, porque as crianças tendem a ter níveis mais baixos da bactéria da tuberculose do que os adultos.

Comentários