Porque é que cai tanto cabelo depois do parto?

Já não basta a adaptação a uma nova rotina, a tentativa de voltar ao corpo que tinha antes, a amamentação e os cuidados inerentes com a alimentação, a mulher ainda tem de lidar com a queda de cabelo. Perceba o porquê desta transformação e como combatê-la.

Durante nove meses sentiu que o seu cabelo esteve fantástico e agora que o seu bebé nasceu parece que ele perdeu a vitalidade e cai às centenas? Tranquilo: é normal! Esta queda é muito comum e terminará quando as hormonas voltarem a sossegar. A queda de cabelo afeta praticamente todas as mulheres que estão a amamentar, mas também aquelas que não amamentam, embora estas sejam um pouco menos afetadas.

Durante a gravidez os cabelos estão cheios de vida e volume, mas com a diminuição na produção de progesterona e o stress após o parto - horas a menos de sono e nutrição sendo sugada pelo leite, a recém-mãe pode se assustar com a velocidade da queda dos fios. Normalmente, uma mulher adulta perde entre 100 e 125 fios por dia. No entanto, nos meses após o nascimento do bebé, algumas mulheres perdem até 500 fios nas mesmas 24 horas. Essa readequação hormonal do período, em que há uma queda brusca na produção de progesterona, aliada ao possível estresse pós-parto contribui para o enfraquecimento e queda acentuada dos fios.

É a progesterona, principalmente, que prepara o corpo para gravidez e também contribui para a saúde dos cabelos e da pele. Depois do parto, essa produção hormonal, começa a voltar ao normal, sendo necessária uma alimentação bem rica e diversificada para prover todos os nutrientes que requer a saúde do bebé e também repor a dos fios.

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6 Estratégias para combater a queda de cabelo:

1 - Comer de forma variada e nutritiva

Aumentar o consumo diário de nutrientes é o segredo e por isso, a mulher deverá ter uma alimentação saudável e equilibrada, variando constantemente o menu. Uma boa dica é não aproveitar as sobras do almoço para o jantar. Isto vai fazer com que cada refeição seja diferente da outra, aumentando o teor nutritivo das refeições.

Você deve investir nos alimentos ricos em:

Proteínas como ovos, carnes, leite e iogurte

Vitamina A como cenoura crua e espinafres

Ferro como feijão e beterraba

Estes alimentos favorecem o crescimento do cabelo além de deixá-los mais firmes e fortes.

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