As perguntas que todas as grávidas querem fazer antes e depois do parto

Há muitas coisas esquisitas em relação ao trabalho de parto e que dão às grávidas alguma vergonha em perguntar. Veja aqui quais são essas questões.

Seja antes, durante ou depois, há vários acontecimentos relacionados com o parto que provavelmente lhe trazem muitas dúvidas. O pior de tudo é que muitas dessas dúvidas acabam por ser estranhas e fica com vergonha de perguntas. Veja algumas das perguntas mais comuns que todas as grávidas querem saber antes da 'hora H'.

Porque está a sair uma espécie de muco?

O muco que está a sair chama-se "tampão mucoso". Ele faz uma espécie de rolhão no colo do útero para impedir que o seu "líquido" saia. Pode sentir esse tampão a sair durante algumas horas ou mesmo dias antes de dar à luz.

A minha bolsa rompeu ou fiz xixi nas cuecas?

Ao contrário dos filmes em que a bolsa da mulher rompe e se vê litradas de água no chão, o rompimento da bolsa geralmente é apenas um pequeno fluxo. Se a sua bolsa rompeu, o líquido amniótico irá sair. O líquido amniótico geralmente é incolor, mas pode ter uma coloração ligeiramente amarelada, manchas de sangue ou manchas de muco branco. Convém sempre verificar porque algumas perdas de urina também são normais nesta fase.

E se eu fizer cocó enquanto estiver a dar à luz?

Na verdade, isso é muito comum, porque os músculos que você usa para evacuar são os mesmos que usa para empurrar o bebé, mas não se sinta constrangida. Os médicos e enfermeiros estão acostumados. Eles farão o melhor que puderem para mantê-la limpa e confortável.

Será que a minha vagina volta ao normal?

A sua vagina expandiu muito para o nascimento do bebé, logo pode achar que não vai voltar ao tamanho normal. Embora possa levar algum tempo, você deve voltar ao normal em poucos meses.

O meu peito é muito pequeno. Será que vou ter leite?

O tamanho dos seus seios nada tem a ver com a produção de leite. Seios pequenos também têm dutos de leite, apenas menos tecido adiposo.

Porque não paro de tremer?

É comum sentir arrepios, calafrios, ou bater o queixo durante o parto. Essa pode ser uma reação à anestesia, stress ou uma liberação de endorfina.

Leia sobre: Regras para uma gravidez saudável

Comentários