Sintomas na gravidez: os normais e os que deve dar atenção

As alterações hormonais durante a gravidez provocam inúmeros sintomas, uns normais, outros que merecem um pouco mais de atenção. E para que consiga distingui-los, vamos dar-lhe alguns conselhos para que fique atenta!

Há mulheres que conseguem perceber rapidamente que estão grávidas, no entanto existem outras para as quais a gravidez pode passar completamente despercebida durante várias semanas. Saber o mais cedo possível se está grávida ou não é essencial, pois permite à mulher que inicie a sua preparação pré-natal, tomando medidas como o controle da glicose no sangue, o tratamento de infecções ou alterações na dieta. O normal é que os primeiros sintomas se façam sentir três semanas após a fecundação. É importante que tenha atenção aos sintomas, pois não são iguais para todas as mulheres e podem variar de intensidade, duração e frequência.

Aumento e dor dos seios - É normal que durante a gravidez os seios estejam mais sensíveis e inchados. O aumento dos seios pode acontecer logo na primeira e segunda semanas de gestação e acontece porque as alterações hormonais provocam a estimulação das glândulas mamárias, que começam a preparar previamente o corpo para o período de amamentação.

Náuseas e vómitos - Embora existam mulheres que sintam náuseas e vómitos logo na 4º e 5º semana de gestação, o mais frequente é que estes apenas se façam sentir entre a 6º e a 12º semana. Estes sintomas são normais no primeiro trimestre de gravidez e tendem a desaparecer no segundo. No caso destes sintomas serem demasiado intensos e não lhe permitirem alimentarem-se normalmente, é importante procurar ajuda médica.

Comentários