Harmony PreNatal Test: Antecipa o conhecimento do sexo do feto

O Harmony Prenatal Test é um teste de Rastreio Pré-Natal não invasivo que apresenta as mais elevadas taxas de deteção (maior que 99%), sendo um método 100% seguro, com total ausência de risco para o bebé e com taxas de deteção das aneuploidias muito próximas às dos métodos de diagnóstico como a amniocentese e biópsia das vilosidades coriónicas.

Está disponível para todas as grávidas a partir das 10 semanas de gestação, excluindo gestações múltiplas com mais de 2 fetos. Em gravidezes gemelares, o teste não está recomendado em situações de suspeita ou aborto confirmado de um dos gémeos.

Recentemente foi adicionado ao painel padrão das principais trissomias, o Harmony PreNatal Test com X, Y que para além do despiste das trissomias 21, 18 e 13, avalia também o número de cópias que existem para ambos os cromossomas X e Y, passando a ser possível obter informação sobre o sexo fetal, bem como avaliar o risco de aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais (XO, XXY, XXX, XYY, XXYY).

Este apresenta uma taxa de determinação do sexo fetal superior a 99%. Já a taxa de deteção para aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais varia de acordo com a condição.

O Harmony Prenatal Test pode ser realizado em gestações únicas obtidas naturalmente ou por FIV (incluindo doação de ovócitos próprios ou não próprios) e foi também validado para gestações gemelares. Existem porém algumas limitações, nomeadamente, o facto do resultado obtido ser único para ambos os fetos. Apenas o teste Harmony padrão pode ser requisitado (sem X, Y).

Comentários