Ecografias emocionais 3D e 4D

O que as distingue das tradicionais

Agora as futuras mães já podem ficar a conhecer melhor os seus bebés antes de nascerem, com as ecografias emocionais 3D e 4D.

 

Estas são designadas assim por não serem de diagnóstico. Portugal já tem dois centros que as realizam a funcionar, um em Lisboa e o outro em Leiria.

 

Até ao final de 2013, está previsto que a Ecox 4D abra mais cinco. Em entrevista à Saber Viver, Amadeo Blanquer, diretor-geral da empresa, explica como funciona este tipo de ecografias, aponta o que as difere das tradicionais e ainda refere como esta nova e moderna tecnologia poderá potenciar o vínculo materno-filial, fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança.

 

Em que é que uma ecografia emocional difere das ecografias de diagnóstico?


As ecografias de diagnóstico são realizadas através da tecnologia 2D. São imagens a preto e branco, planas, de difícil interpretação para os papás. As ecografias emocionais da Ecox 4D recorrem à mais avançada tecnologia 3D e 4D e são realizadas num ambiente tranquilo, sem pressas e caloroso, de modo a dar tempo ao bebé de nos mostrar o que está a fazer naquele momento e permitir aos papás desfrutarem dele.

 

As ecografias emocionais em 3D e 4D são um complemento às ecografias de diagnóstico. Os principais objetivos são potenciar o vínculo afetivo mamã/bebé (ou papás) e dar oportunidade aos futuros pais de conhecerem o seu filho antes do nascimento.


Que diferenças tecnológicas apresentam as ecografias 3D, as 4D e as médicas?


As ecografias de diagnóstico originam imagens planas, a preto e branco (2D). Acrescentando volume a estas ecografias, obtemos o 3D, uma imagem mais realista e tridimensional do bebé. Acrescentando movimento ao 3D, teremos o 4D. Vemos o que o bebé está a fazer em tempo real.


O que é que se vê nas ecografias 3D? E nas 4D?


Nas ecografias 3D, vemos imagens estáticas do bebé. Com o 4D, conseguimos ver o que os bebés estão a fazer em tempo real. As suas expressões, os seus gestos, os seus movimentos dentro do ventre materno. Se estão a sorrir, a bocejar, a abrir os olhos, a chuchar no dedo, a beber o líquido amniótico…

Comentários