Dores de costas na gravidez?

Está grávida e a boa notícia é que o seu bebé está a crescer. No entanto, as suas costas começam a dar sinal de alarme

A dor nas costas durante a gravidez ocorre tipicamente na zona lombar e sagrada, e na articulação sacro-ilíaca (onde a pelvis se une à coluna).

Isto acontece na maioria das grávidas especialmente a partir do 2º trimestre, com o deslocamento do centro de gravidade para a frente e consequente alteração da postura e movimento para uma adaptação ao aumento de peso do bebé e do útero.

Além disso, existem vários factores que contribuem em simultâneo para o apare-cimento destas dores, entre os quais: ganho de peso, alterações hormonais, sepa-ração da musculatura abdominal, stress emocional, entre outros.

A coluna tem de suportar o aumento de peso, a produção da hormona relaxina promove o relaxamento de estruturas de suporte como os ligamentos e as articula-ções o que leva a instabilidade e dor, a diástase (afastamento) dos músculos rectos abdominais pelo aumento do útero agravam a dor e o stress emocional em alguns períodos da gravidez pode agravar a tensão nas costas.

Este é um problema que pode interferir nas suas actividades da vida diária ou até mesmo impedir uma boa noite de sono. Mas a boa notícia é que existem alguns passos que pode seguir para aliviar a dor que tem sentido. 1. Melhore a sua postura. Estas indicações da postura típica de uma grávida pode ajudar a compreender as alterações posturais mais comuns e de que forma pode corrigir para tentar contrariar a sua tendência natural.

Má postura

CABEÇA Queixo para a frente e olhar para baixo

OMBROS E TRONCO Andar encurvada restringe o movimento da caixa torácica, o que dificulta a respiração e induz náuseas

ABDOMINAIS, GLÚTEOS E UTERO Músculos fracos permitem um aumento da curvatura lombar e rotação da pélvis para a frente que podem provocar dor nas costas, estiramento dos abdominais e excesso de pressão na bexiga

JOELHOS Se estiverem demasiado esticados colocam a articulação em sobrecarga e empurram a pelvis para frente

PÉS O peso no bordo interno dos pés coloca o arco plantar e os gémeos em tensão e provoca dor nas pernas

Boa Postura

CABEÇA Auto-alongamento, queixo para cima e orelhas alinhadas com os ombros

OMBROS E TRONCO Trazer os ombros para baixo e para trás enquanto eleva a caixa torácica

ABDOMINAIS, GLÚTEOS E UTERO Contrair abdominais, apertar o rabo, osso púbico ligeiramente para frente de forma a equilibrar a pelvis

JOELHOS Dobrar ligeiramente os joelhos para aliviar o peso do corpo

PÉS Distribuir o peso do corpo entre os pés

Corrigir a postura enquanto trabalha, sentada, ou mesmo a dormir é um bom começo.

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