Ponha os seus filhos a comer mais vegetais

Se o seu filho decidiu abrir guerra às hortaliças e aos legumes, saiba que há várias formas para o fazer mudar de ideias. Veja o que deve fazer para o conseguir

Os especialistas em nutrição infantil recomendam que cada criança ingira diariamente, no mínimo, cinco porções de frutas e legumes. Idealmente estes alimentos devem constituir entre 25 a 30 por cento de uma refeição principal. Se está a pensar que é mais fácil recomendar do que conseguir semelhante feito, tem toda a razão.

As crianças, naturalmente, rejeitam alimentos novos e introduzir hortaliças, legumes e fruta em cada refeição pode ser uma tarefa ingrata. Mesmo assim, existem estratégias que pode usar para facilitar a sua vida e proporcionar uma alimentação bem mais saudável ao seu filho. Nós damos uma ajuda!

Aposte na diferença

Antes de mais, opte pela variedade. Ao oferecer diversas hipóteses, vai despertar a curiosidade natural da criança que terá um incentivo para experimentar algo diferente. No entanto, não se iluda ao pensar que será fácil. Uma criança pode chegar a recusar o mesmo alimento dez vezes antes de o decidir provar. Pode gostar um dia e mudar de ideias no outro. Por isso, não desista nem desanime.

Acima de tudo, não alimente conflitos à hora das refeições e não insista se receber um não, porque apenas tornará a recusa mais definitiva. Deve sempre encorajar o seu filho, mas a decisão final deve ser dele. Se ele optar por experimentar, não se esqueça de o elogiar, pois as crianças reagem positivamente aos elogios que funcionam como um excelente incentivo para continuar a agradar aos pais.

A arte da camuflagem

Para cumprir a quota diária de porções de fruta, hortaliças e legumes, associe-os a alimentos a que a criança não oferece resistência. Por exemplo, se o seu filho gosta de iogurte acrescente-lhe fruta. Aos pratos com massa adicione vegetais como tomates, cogumelos ou o que a sua imaginação sugerir. Comece com pequenas quantidades e, se não surgirem protestos, aumente-as progressivamente.

Outro truque é camuflar os vegetais. Não tente esconder ervilhas no puré de batata porque são demasiado evidentes, mas se optar por um vegetal da mesma cor como, por exemplo, a couve-flor, as suas hipóteses de sucesso serão superiores. Apele à criatividade do seu filho e peça-lhe para baptizar os novos pratos, transformando as refeições em momentos bem mais divertidos.

Veja na página seguinte: A partir de que idade deve sensibilizar a criança para a importância de fazer uma alimentação saudável

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