Menu low cost

Apresentamos sete alimentos saudáveis por menos de um euro

A crise económica levou-nos a gerir melhor as despesas. A eliminar alguns luxos e a viver de uma forma mais poupada.

No entanto, a contenção de custos não deve afetar coisas tão fundamentais como a alimentação, sobretudo a dos seus filhos.

Porque não queremos que corte no essencial, pedimos a Helena Cid, nutricionista, que elaborasse uma lista de compras low cost, com base em dois pressupostos, conter alimentos que são, simultaneamente, económicos e saudáveis!

Maçã

Rica em pectina, uma fibra solúvel, com poder saciante, «ajuda ao bom funcionamento do intestino e a controlar os níveis de colesterol. É também fonte de vitamina C, que protege contra as infeções, e de vitamina A, que ajuda à regeneração da pele após o verão», refere Helena Cid. Vegetais, como a alface e o tomate são igualmente saudáveis e económicos.

Iogurte 

«Rico em proteínas, importantes para a nossa base muscular, em cálcio, essencial na recalcificação óssea e em probióticos, benéficos para a flora intestinal», afirma a nutricionista. Os iogurtes sólidos de aromas são os que têm preços mais baixos. «Prefira os que têm menor teor de gordura e de açúcar», aconselha.

Pão de mistura 

Contém hidratos de carbono complexos, que ajudam a depositar a energia de uma forma gradual no organismo. «Os hidratos de carbono são a única fonte de energia do cérebro, pelo que devem ser consumidos diariamente», refere Helena Cid. A massa, o arroz e a batata são igualmente boas fontes de hidratos de carbono e económicos.

Comentários