As crianças e o surf

Saiba qual é a melhor idade para começar e a melhor altura para ir para o mar

Antes, eram basicamente adolescentes mas, nos dias que correm, há cada vez mais crianças a aderir à moda do surf.

 

Aos 14 anos, Teresa Bonvalot é uma das promessas da modalidade em Portugal, mas tinha nove quando subiu a uma prancha pela primeira vez, na praia do Guincho.

 

Em entrevista à Saber Viver, António Pedro Sá Lea, da Alfarroba Surf Academy (ASA), explica qual é a melhor idade para uma criança se iniciar no surf e quais as vantagens deste tipo de desporto para os mais pequenos. «Esta modalidade ajuda a melhorar a capacidade física de quem o pratica e proporciona um bem-estar geral», sublinha o especialista.

 

Existe uma idade boa para se começar a aprender surf?

 

Idealmente, a partir dos oito anos. No caso da ASA, fazemos todos os anos um baptismo de surf para crianças com cinco anos. Esta experiência é muito interessante pois é uma primeira abordagem ao surf que, em muitos casos, deixa um desejo nas crianças de mais tarde começarem a aprender mais a sério.

 

Qual a melhor altura do ano para se frequentar as aulas?

 

Tipicamente, a partir de março. Desta forma, apanhamos a primavera e o verão, que são alturas do ano onde a aprendizagem é mais fácil, pois as temperaturas estão mais amenas e as ondulações são menores. Quem começa por esta altura, acaba depois por prosseguir para o inverno.

 

Quais as vantagens deste desporto?

 

A primeira é o bem-estar que proporciona a quem consegue pela primeira vez deslizar nas ondas. É uma sensação fantástica. Para além disto o surf permite-te estar em contacto com o mar o ano inteiro, ajuda a melhorar a capacidade física de quem o pratica e proporciona um bem-estar geral.

 

Qual o mínimo de aulas para se ficar apto a entrar na água sozinho?

 

Efetivamente, depende de pessoa para pessoa. Há quem fique apto, com 12 aulas, a aventurar-se sozinho na água e há quem necessite de um ano inteiro para se sentir preparado.

Comentários