Afinal, os vegetais fazem bem a quê?

Segundo um estudo realizado pela APD, a maioria dos pais não sabe quais os benefícios concretos dos vegetais e leguminosas e isso faz com que não tenham a real perceção da sua importância para um crescimento saudável dos filhos.

É do senso comum que os vegetais e leguminosas fazem bem à saúde. Também é sabido que são ricos em vitaminas consideradas essenciais para diversos processos metabólicos. No entanto, se perguntarmos às pessoas a que é que fazem bem alguns vegetais e leguminosas em concreto, poucas sabem responder.

Num estudo levado a cabo pela Associação Portuguesa de Dietistas (APD), através do qual pretendiam saber até que ponto os pais davam a quantidade de vitaminas necessárias aos seus filhos, uma das conclusões foi exatamente a de que mais de 50% dos pais não sabia quais eram os benefícios concretos, por exemplo, dos brócolos, espinafres, couves-de-bruxelas, feijão-verde, ervilhas, grão, feijão ou favas. O único vegetal que reunia um maior conhecimento era a cenoura, talvez porque desde pequenos ouvirmos dizer que a cenoura “faz os olhos bonitos”.

Ao não saberem o benefício nutricional de cada alimento, os pais acabam por cair na tentação de oferecer à mesa aqueles mais apreciados, aumentando assim as hipóteses de falharem com nutrientes importantes para o crescimento dos seus filhos.

Vamos, então, saber quais os benefícios nutricionais de alguns vegetais e leguminosas:

Comentários