Hábitos de sono

Estabelecer hábitos de sono saudáveis dos 12 aos 18 meses

O sono típico desta idade
Agora o seu bebé já está claramente mais crescido, mas continua a precisar de dormir tanto como dantes. Até perfazer dois anos de idade, o seu filho continuará a precisar de cerca de 14 horas de sono por dia, 11 das quais à noite. As restantes correspondem às sestas. Aos 12 meses, ainda precisa de duas sestas, mas quando chegar aos 18 meses poderá já estar pronto para uma só sesta de hora e meia a três horas durante a tarde – um padrão que se poderá manter até aos quatro ou cinco anos. A transição de duas sestas para uma pode revelar-se difícil. A especialista de sono Jodi Mindell sugere alternar os dias em que dorme uma e duas sestas, consoante o tempo que dormiu na noite anterior. Também pode tentar deitá-lo um pouco mais cedo nos dias em que dorme apenas uma sesta. Como estabelecer hábitos de sono saudáveis
Não há muitas novidades na sua forma de ajudar a criança a dormir melhor nesta idade – novidades não faltarão quando aparecer a resistência para ir para a cama algures entre os 18 meses e os três anos de idade. Para já, a sua aposta é continuar a praticar as estratégias que tem vindo a desenvolver desde que o bebé tinha 6 meses, incluindo: - Seguir um ritual para a hora de dormir à noite
Uma rotina regular à hora de deitar ajuda o bebé a desacelerar no final do dia e a preparar-se para dormir. Se ele precisar de libertar alguma energia em excesso, pode deixá-lo correr durante algum tempo antes de passar para alguma actividade mais calma, como um jogo sossegado, um banho ou uma história para adormecer. Cumpra o mesmo padrão todas as noites – mesmo quando estiver fora de casa. Os bebés desta idade adoram a coerência; a capacidade de prever quando e como alguma coisa irá acontecer ajuda-os a sentir que controlam a situação. continua

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