Na maioria dos casos, os primeiros problemas visuais das crianças são detetados somente em idade escolar. A análise à acuidade visual deve começar, por isso, desde a primeira fase de vida. Mais concretamente, logo a seguir ao parto. A primeira avaliação da capacidade visual deverá ser feita pelos pediatras na maternidade. Para além disso, o exame anual à visão deve ser incluído na rotina de crescimento nos primeiros três anos de vida, quando o sistema visual está em desenvolvimento.

Este controlo será uma mais-valia para prevenir e tratar atempadamente eventuais problemas oftalmológicos, como o estrabismo (defeito no alinhamento dos olhos) ou a ambliopia (o chamado olho preguiçoso). Quanto mais precocemente forem diagnosticados e tratados, menores são as sequelas que podem ficar para toda a vida.

No caso da ambliopia, por exemplo, é difícil fazer a recuperação nas crianças mais velhas. Por um lado, a maturação visual está praticamente completa. Por outro lado, há dificuldade em aceitar o tratamento, que será mais longo e de resultados mais incertos.