Dicas para começar a organizar o enxoval do bebé

Será que é roupa a mais, ou que vai faltar? Em que tamanhos devo apostar? E quais as melhores peças para os primeiros tempos? As dúvidas são muitas mas foque-se na nossa listagem e vai descobrir o essencial para os primeiros tempos.

Quando descobre que está grávida é inevitável começar a pensar no enxoval do bebé... São tantas peças queridas e amorosas que é fácil qualquer mãe se perder. Mas é importante pensar nos básicos e nos essenciais para os primeiros tempos, de forma a não se exceder nas compras e depois ficar muita roupa por estrear e também para perceber em que peças deve investir nos primeiros tempos, onde os bebés precisam, essencialmente, de conforto.

A pensar nisso dividimos o enxoval do bebé em diferentes listas:

Lista de necessidades: Roupa
4 a 6 bodies de manga curta
6 a 8 bodies de manga comprida
6 collants
7 pares de meias
6 babygrows mais quentes
6 babygrows mais frescos
3 casaquinhos (nestas peças convém sempre adequar à altura do ano em que o bebé vai nascer, mas é importante referir que no primeiro mês, pelo menos para dormir é conveniente que o bebé tenha babygrows ou pijamas quentinhos)
12 fraldas de pano
4 jogos de lençóis para o berço (se tiver uma caminha para os primeiros tempos e depois o berço para quando o bebé já for maior, convém verificar as medidas e se os lençóis servem para as duas camas)
3 mantas (faça sempre a lógica: 2 mantas quentes e 1 fresca, quando o bebé nasce no tempo frio e 2 mantas frescas e 1 quente quando o bebé nasce no verão)
6 a 8 babetes
4 toalhas de banho com capuz
6 conjuntos interiores de algodão - camisola e calça (aqui pode sempre apostar em peças mais confortáveis ou em alguns conjuntos mais especiais)
2 a 3 sapatinhos (preferencialmente botinhas de lã ou algodão)
1 chapéu
2 a 4 gorros

Em termos de tamanhos é sempre bom apostar investir no tamanho 52cm e 56cm e deixar a compra das peças mais pequenas (50cm ou menos) mais para o final, quando tiver maior perceção se o seu bebé será grande e comprido. No caso de nascer prematuro já há muitas lojas que têm tamanhos abaixo dos 50cm. Mas vá fazendo este jogo, de forma a não ter peças que apenas lhe irão servir uns dias ou nem sequer lhe irão servir, mas também para o bebé não ficar a boiar nas peças maiores se nascer mais pequenino.

Veja também:

O que deve vestir ao seu bebé?

Comentários