A visão do bebé

Quais as cores que vê desde o nascimento e quais as que começa a ver mais tarde.

Os bebés conseguem ver o mundo com os seus pequeninos olhos, desde que nascem, mas a sua visão está longe de ser nítida e perfeita. Os bebés só conseguem ver perfeitamente ao fim de alguns meses. É muito difícil determinar quais cores exatamente o bebé consegue ver ou não. O recém-nascido tem a capacidade de notar padrões, como riscas e bolinhas, e contrastes, como o preto e o branco. Contudo, ele não tem a capacidade de perceber algumas formas e cores. Outro ponto interessante é que o recém-nascido não é capaz de ver imagens que estejam a mais de 30 0u 40 centímetros de distância. O rosto da mãe, nessa fase, é a coisa mais interessante do mundo para o bebé.

No entanto, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que ao contrário do que se acreditava, os bebés conseguem sim ver algumas cores. De acordo com os pesquisadores, os pequenos conseguem diferenciar cores mais contrastantes entre si, como a cor verde da vermelha. Porém, quando se deparam com cores mais similares uma ao lado da outra, como laranja e vermelho ou várias cores em tons pastéis, os bebés não conseguem ver a diferença entre elas. Só mais tarde, por volta dos três meses, começam a conhecer o azul. Apesar de serem capazes de discriminar as cores logo nos primeiros meses de vida e apesar das cores primárias estarem incluídas nos primeiros 200 vocábulos que aprendem, as crianças só nomeiam de forma consistente as cores depois dos três ou quatro anos. Assim sendo é possível afirmar que os bebés não vêm apenas preto ou branco, já que eles podem ver os padrões coloridos, bem como padrões preto e branco, desde que os padrões tenham bastante contraste. Já a capacidade de ver as cores como os adultos ocorre entre os 5 e os 8 meses de vida.

O que vê o bebé com 1 mês

Quando nasce, o bebé não sabe usar bem os olhos por isso é normal que os entorte várias vezes. Com 1 ou 2 meses, no entanto, ele já aprende a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar com o olhar um objeto em movimento.

O que vê o bebé com 2 meses

Os bebés vêm algumas cores desde que nascem, mas têm dificuldade em distinguir tons semelhantes. Por isso, muitas vezes preferem cores contrastantes ou o preto-e-branco. Entre 2 e 4 meses de idade, no entanto, as diferenças entre as cores vão ficando mais claras e o seu bebé começa a distinguir tons semelhantes. Com isso, deve começar a mostrar preferência por cores primárias e fortes, e por formatos e desenhos mais detalhados e complexos.

O que vê o bebé com 4 meses

Nessa fase, o bebé começa a desenvolver a perceção de profundidade, que o ajuda a saber se alguma coisa está mais perto ou longe. Também passa a controlar melhor os braços, e assim o desenvolvimento visual acontece na hora certa para ajudá-lo a tentar agarrar no seu cabelo, brincos ou óculos, com muito mais precisão.

Leia sobre: 10 coisas que são verdadeiramente úteis com um recém nascido

Comentários