A declaração de que o rei Carlos III está a lutar contra um cancro foi divulgada à imprensa pouco antes das 18h desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Mas se pensa que a hora foi escolhida ao acaso, desengane-se

O Palácio de Buckingham decidiu partilhar a notícia pouco antes de o programa 'BBC News at Six' ir para o ar. Ao longo das últimas décadas, muitas vezes foi tido em consideração o horário da transmissão dos noticiários ou da publicação dos jornais, para que os anúncios sobre a família real acontecessem nesse horário.

Na tarde desta segunda-feira, os órgãos de comunicação social souberam da notícia pouco antes das 18h, o que significa que ela não poderia ser divulgada antes dessa hora, mas deu simultaneamente aos meios de comunicação alguns minutos para que pudessem preparar as peças ou as transmissões televisivas.

O horário das 18h é historicamente importante para a família real, uma vez que tem sido referência para quando são feitos anúncios importantes ao público. Antes da morte da rainha Isabel II, o plano era que a notícia do seu óbito fosse dada às 18h. Porém, o anúncio foi feito apenas meia hora mais tarde.

Leia Também: Doença de Carlos III. "A abdicação em Inglaterra é quase um tema tabu"

Leia Também: Carlos III: Assim se prevê que seja o seu dia a dia durante o tratamento