Se há países que choram de forma particularmente intensa a morte das suas lendas, o Brasil é, sem dúvida, um deles. Depois de terem perdido, em novembro passado, uma das rainhas do MPP, a grandiosa Gal Costa, os brasileiros ficaram sem Rita Lee, a indiscutível rainha do rock.

A artista morreu na passada segunda-feira, dia 8 de maio, aos 75 anos. Lutava desde 2021 contra um cancro no pulmão e nas suas últimas imagens, divulgadas nas redes sociais tanto pela própria como pelo companheiro, Roberto de Carvalho, surgiu já debilitada, embora sem perder a classe e a irreverência que sempre a caracterizaram.

É difícil perder Rita Lee porque será igualmente difícil voltar a ter alguém assim na esfera mediática. Para além de inconformada, foi sempre uma voz ativa numa sociedade que tanta atenção dá à palavra dos seus ídolos.

Foi no Twitter que mais recentemente deu palco às suas opiniões. Algumas delas tinham o propósito de fazer rir, embora muitas outras quisessem ajudar a refletir sobre o mundo e sobre nós próprios. Era sempre sincera, e era disso que os fãs gostavam.

Na história da música brasileira ficam para sempre temas como 'Ovelha Negra', 'Mania de Você', 'Lança Perfume', 'Banho de Espuma' e 'Amor e Sexo', muitos deles repetidos vezes sem conta nas rádios portuguesas. Ainda assim, um outro legado igualmente importante que é deixado por Rita Lee é o da liberdade. Será que alguma vez voltaremos a ter uma Rita Lee? É por isso que é tão difícil perdê-la.

Em homenagem a esta inesquecível artista, o Fama ao Minuto destaca uma das imagens mais marcantes de Rita Lee como a Foto da Semana. Veja-a abaixo.

Leia Também: Morreu aos 75 anos a cantora brasileira Rita Lee