10 monumentos para visitar em família

Se há pais rico em história, é o nosso! Afinal temos 900 anos de vida e, para a contar aos seus filhos, não há melhor forma do que visitar alguns dos locais que a testemunham.

Os seus filhos não gostam de museus? Mas, se calhar, podem achar piada a locais históricos. A ideia de que a história é chata nem lhes irá passar pela cabeça durante as visitas, até porque in loco tudo parece mais interessante. Grande parte dos espaços que lhe sugerimos de seguida já dispõe de centros educativos que, sem esquecer os gostos e as preferências dos grandes, preparam visitas e atividades à medida dos mais pequenos.

Fale-lhes da fundação do país nos castelo de Guimarães e no de São Jorge, aborde as descobertas na Fortaleza de Sagres ou no Padrão dos Descobrimentos ou explique-lhes a grandiosidade da arquitetura nacional no Convento de Cristo, da vida palaciana no Palácio da Pena e do teatro no Teatro Nacional D. Maria II. Por fim, há, entre outros, um lugar obrigatório, o Portugal dos Pequenitos.

Além de reunir réplicas de vários monumentos, está construído à escala dos mais novos, que deliram com o que lá encontram. Se anda sem ideias, aproveite as nossas para (re)visitar espaços que perduram na memória à medida que os anos vão passando. Na sua e na dos seus filhos!

1. Castelo de Guimarães 

Reza a lenda que foi aqui, no Monte Latito, em Guimarães, que Portugal foi fundado pela mão e armas de D. Afonso Henriques, que terá nascido aqui mesmo. É um dos monumentos que melhor representam a época medieval em Portugal e, como tal, merece uma visita demorada e, durante a qual, os mais pequenos podem virar reis e rainhas e partir à descoberta do castelo e do Paço dos Duques de Bragança através de um jogo de pistas.

2. Castelo de São Jorge

Situado em Lisboa, o Castelo de São Jorge foi construído no século XI e com a chegada de D. Afonso Henriques a Lisboa, tornou-se num ponto estratégico para a reconquista cristã. Além disso, foi a casa das várias famílias reais até ao século XVI. O serviço educativo deste espaço promove regularmente visitas orientadas ao castelo, enquanto se observam os pontos mais importantes da cidade.

10 monumentos para visitar em família

Veja na página seguinte: Outras opções a considerar

Comentários