A maioria dos portugueses optou por passar as férias mais perto de Lisboa e do Porto. A região que registou o maior crescimento em termos de procura foi Sesimbra e a zona da Serra da Arrábida.

Em segundo lugar, surge a zona da Estremadura, com clara predominância para Peniche, Nazaré e Óbidos, e o Gerês aparece em terceiro lugar.

"A Beira Litoral, com regiões como a Praia de Mira, Aveiro e Figueira da Foz continuam também a crescer de ano para ano, e no Alentejo, Évora é a cidade que mais se destaca este verão", explica Francisco Costa, administrador da Odisseias, em comunicado.

A região do Algarve continua a registar um número de vendas bastante relevante, mas com um crescimento menos acentuado do que se verificou no resto do país.

Saiba também: Pelo menos 20 casos de burla com aluguer de casas estas férias

Veja ainda10 conselhos para ir de férias com crianças (em segurança)

Saiba mais12 dicas para umas férias na estrada sem perigos

Lei tambémPortugueses não vão gastar mais de 500 euros e vão passar férias em Portugal

"A maior procura por regiões menos habituais deve-se principalmente à melhoria em termos de qualidade e quantidade que têm surgido de hotéis e turismos rurais um pouco por todo o país", explica o operador turístico.

"Tentamos ao máximo diversificar a nossa oferta durante todo o ano, e este ano comprovámos que a estratégia faz sentido com as vendas alcançadas com números muito aproximados em todo o país”, comentou Francisco Costa.

Em termos do topo de actividades escolhidas pelos portugueses para as férias, os parques temáticos são as experiências mais vendidas.

Só este verão, a Odisseias vendeu mais de 32 mil bilhetes, para Badoca Safari Park, Slide & Splash, Aquashow, ZooMarine, KrazyWorld e SeaLife.