Transforme o escritório de casa num retiro funcional

Há cada vez mais pessoas que trabalham a partir de casa. Descubra sugestões de decoração que vão melhorar o seu espaço e a sua organização

Transforme o escritório de casa numa divisão cheia de personalidade e cor, que incentive a criatividade, melhore o nível de concentração e aumente a produtividade. Divirta-se a inverter as regras da decoração de interiores. Antes de mais, vamos esclarecer uma questão. O local onde trabalha em casa seja a sala de estar, cozinha ou o escritório, deve ser uma área onde a sua personalidade está tão visível como nas restantes. Que mobiliário comprar, onde colocá-lo e como usar as fontes de iluminação são decisões que devem ser tomadas com cuidado, pois podem influenciar negativamente a nossa capacidade de concentração.

Podem até causar problemas de saúde, nomeadamente de costas e de visão. No fundo, é importante pensar como quer estar a trabalhar para não se sentir como um peixe fora de água dentro da sua própria casa. As regras do design e do feng shui são úteis, mas podem ser quebradas sem ter de prescindir de um lar esteticamente agradável. Comece por decifrar qual é o estilo com que se identifica mais e as cores com as quais gostaria de viver e descubra nos nossos conselhos como poderá ter um escritório à sua medida.

Aposte na intemporalidade

Potencialmente um dos estilos de decoração que traduz maior conforto, pelos habituais tons neutros e linhas mais fluidas, o género clássico é ideal para um tipo de trabalho mais conservador. No entanto, não só pode tornar o espaço mais pesado, como menos convidativo. E é fácil adaptar um escritório deste estilo para os tempos que correm. Basta colocar apontamentos de cores vibrantes como o amarelo, que estimula o espírito e nos torna mais optimistas. Procurar acessórios que, simultaneamente, complementem a palete de cores escolhida e acrescentem uma nota de humor é outra das soluções.

Invista nas linhas direitas

O estilo minimalista tem vindo a conquistar pessoas de todas as culturas e, em particular, as empresas no momento de desenharem os seus escritórios. Reduza o ruído que, por vezes, o excesso de decoração pode causar, aproveitando a área de que dispõe e deixando-a respirar. Além de, normalmente, ser uma opção mais em conta, também pode gerar um grande impacto. Pintar uma parede de azul ou colocar um papel de parede em tons de azul, e decorar com objetos em cor de laranja (para um toque de emoção), são pormenores que ajudam a transformar um escritório moderno numa divisão onde se sentirá entusiasmada por estar a trabalhar.

Não tenha medo da fusão de estilos

Numa época em que se querem os espaços arejados, misturar tendências, tipos de madeira, cores, texturas e padrões pode parecer um erro. Contudo, desta forma não se irá cansar das suas escolhas tão cedo. A ideia não é acumular tralha nem juntar elementos sem nexo. Na sua zona de trabalho, que pode funcionar como cozinha, sala e escritório se tiver poucas divisões, o mobiliário e os acessórios são uma boa forma de evitar que um espaço seja classificado como pertencendo a um determinado estilo temático. Invista em artigos de grande qualidade que imediatamente atraiam o olhar de quem entra no escritório, e deles poderá extrair as cores para decorar o resto da divisão.

Veja na página seguinte: A decoração que ajuda a melhorar a produtividade em casa

Comentários