Faça uma horta com os seus filhos

E se obrigasse as suas crianças a largar os telemóveis, os tablets, os jogos de computador e a televisão e as levasse para o jardim para uma atividade em família com as mãos na terra?

Mesmo tendo um jardim, a sugestão é começar por trabalhar em vaso, plantar uma horta num espaço que permita à criança uma identificação com o seu projeto e que facilite a sua manutenção. Uma horta, mesmo pequena, pode incluir mais do que vegetais anuais. Podem plantar-se flores e plantas aromáticas, como sucede com a que pode ver nesta galeria de imagens.

Crianças entre os 8 e 12 anos poderão facilmente fazer esta experiência com autonomia e sucesso. Quanto mais novas forem, mais as crianças necessitam do envolvimento familiar em todas as fases desta tarefa. O material necessário para o efeito não é muito. Precisa apenas de vasos ou floreiras, leca, composto e plantas. Estes são os passos que deve conseguir para atingir o seu objetivo:

1. Comece por escolher um local com boa exposição solar (com um mínimo de cinco a seis horas de sol direto por dia) e protegido do vento.

2. Ao plantarmos em floreira, devemos garantir que o seu tamanho permita o bom desenvolvimento das raízes das plantas escolhidas, principalmente cenouras, beterrabas, cebolas, batatas e outras plantas em que a parte comestível se desenvolve debaixo da terra. Tenha esse fator em conta.

3. Não se esqueça que a floreira deve ser furada (quatro a cinco furos são suficientes) para permitir a saída de água em excesso.

4. Coloque no fundo da floreira uma camada de leca ou pedrinhas (cerca de cinco centímetros), de forma a facilitar a saída de água em excesso e impedir que o solo fique empapado.

5. Encha, de seguida, a floreira com um composto orgânico e rico em nutrientes.

6. Depois de escolher as espécies a plantar, há que planear a quantidade e a disposição das plantas na floreira. Para isso, temos que saber o tamanho que estas atingem depois de crescer e o espaço de que precisam para se desenvolver. As espécies hortícolas têm um ciclo de vida relativamente curto e um crescimento rápido pelo que necessitam ter nutrientes disponíveis para se alimentarem.

Veja na página seguinte: As variedades que pode plantar

Comentários