As sementeiras e plantações de fevereiro

As semanas de inverno são as mais indicadas para lançar as sementes para algumas das espécies. Veja o que deve fazer aos seus canteiros e à sua horta no segundo mês do ano

Plante fruteiras e continue a semear, de forma protegida, tomates, pimentos, beringelas e alfaces de verão. Ao ar livre, não se esqueça de plantar rabanetes, espinafres e ervilhas. Plante ainda fruteiras em vaso. Regue pouco as novas culturas. Mantenha ligeiramente húmidos e bem arejados as sementeiras protegidas e os canteiros de hortaliças recém-plantados. A lista de tarefas relacionadas com sementeiras e plantações do segundo mês do ano exige ainda outras intervenções:

- Adube canteiros

Nos dias sem frio, aplique composto nos canteiros. Faça o mesmo nos alporques das fruteiras. A água da chuva dissolve os nutrientes.

- Cicatrize as feridas

Finalize a poda das fruteiras antes que a seiva comece a sair. Feche todas as aberturas e feridas com pasta cicatrizante.

- Faça tratamentos sem inseticida

Não faça tratamentos com inseticidas nas amendoeiras que começam a florescer. Estas enchem-se de insetos polinizadores que fecundam as árvores e ajudam a controlar as pragas.

- Já pode plantar morangos

Recomendam-se porque são plantas baratas que pode desfrutar até quatro anos sucessivos com produção abundante.

Pode plantá-los em vaso, preparando o solo com matéria orgânica e com uma cobertura protetora na base das plantas para não estragar os frutos. Mantenha a plantação bem regada e elimine os estolhos que surgem na frutificação.

Veja na página seguinte: 3 cuidados importantes na manutenção de couves

Comentários