A begónia que é rainha no mundo das flores

As begónias Rex são fascinantes, com a sua folhagem em tons, formas e texturas diversificadas. Saiba quais são os cuidados que deve ter para potenciar o seu desenvolvimento.

De todas as variedades de begónias, as begónias Rex são as mais bonitas e mais impressionantes, encantando qualquer um com a sua fascinante folhagem. Possuem largas folhas, que surgem em várias formas, desde redondas e lisas a irregulares e peludas, em várias cores, podendo passar do verde ao vermelho, ao bordeaux ou mesmo até ao prateado. Apesar desta planta florir, as suas flores são insignificantes quando comparadas com a fabulosa folhagem que as caracteriza, consideram muitos botânicos.

De acordo com a American Begonia Society (ABS), todos os tipos de begónia Rex são descendentes de espécies indianas, introduzidas para cultivo pela primeira vez em 1850. A sua hibridação resultou em inúmeras cultivares, o que faz dela uma planta muito popular. A maioria das begónias Rex desenvolve-se a partir de uma haste engrossada, designada por rizoma. No entanto, estas plantas não são consideradas rizomatosas devido à coloração da sua folhagem e às suas condições de crescimento mais rigorosas.

Como as begónias Rex são essencialmente plantas de folhagem, o seu cultivo cuidadoso é fundamental para atingir o seu esplendor máximo. Independentemente da variedade de begónia, as begónias não gostam de mudanças, no entanto, se tiver de o fazer, faça-o gradual e lentamente, para reduzir o risco de choque. Há uma variedade de begónia Rex que, apesar de existir há mais de 100 anos, tem, recentemente, sido alvo de grande atenção e promoção, a begónia Escargot.

O seu nome vem do aspeto da sua folhagem, em forma de espiral, que se enrola em torno da sua base, muito semelhante a um caracol. São muito cultivadas e procuradas pela sua maravilhosa folhagem e não pela sua flor. É a planta perfeita para o interior de casa, uma vez que além de muito atrativa, é também muito resistente e de fácil manutenção.

Uma paixão crescente

Com milhares de variedades que existem de begónias Rex, é difícil não encontrar uma que nos faça perder de amores, especialmente quando cada vez mais variedades são introduzidas com uma vasta gama de cores e contraste. Depois de adquirir a primeira begónia, não faltará muito até que o seu amor por esta planta lhe corra no sangue. Estes são alguns dos sinais a que deve estar atento:

- Se as pontas das folhas ficarem castanhas, significa que a humidade está muito baixa.

- Como a floração tende a ser pequena e discreta, muitos produtores optam por remover a haste floral para manter a folhagem no seu máximo esplendor.

- As begónias Rex têm um crescimento lento, pelo que não necessitam de ser mudadas de vaso todos os anos.

Veja na página seguinte: Os cuidados que esta planta exige

Comentários