As antigas cavalariças da Sé de Lisboa são palco, até ao dia 6 de janeiro de 2016, de uma nova exposição de presépios organizada pelo espaço cultural A Arte da Terra. A mostra, já na sua 15ª edição, exibe peças de mais de 80 artesãos portugueses. «Temos, ao longo dos anos, destacado o trabalho dos artistas nacionais, reunindo uma seleção dos mais clássicos e tradicionais nomes das artes populares», justifica António Ramos, promotor da iniciativa.

Na exposição, que pode ser visitada diariamente entre as 11h00 e as 20h00, estão também patentes obras de autores contemporâneos, «apresentando assim a riqueza e a diversidade artistica nacional sobre este tema», acrescenta o responsável pela gestão do espaço. «A constante procura na descoberta de novos criativos, novos valores das artes, surge como um dos vários motivos de constante inovação neste tipo de exposições», diz ainda.

À semelhança de anos anteriores, os visitantes voltam a ser confrontados com visões originais do momento que esteve na génese do Natal. «É do censo comum a importância da influência do nascimento de Jesus nas comunidades artisticas de todo o mundo, refletindo e destacando as diferentes culturas da humanidade, através das diferentes visões artisticas do tema», refere António Ramos. Para ver alguns exemplares de exposições anteriores, clique aqui.

Texto: Luis Batista Gonçalves