Alimentos que dão felicidade

Algum dia imaginou que o seu mal-estar, a sua tristeza, e falta de alegria podem estar associados à sua alimentação? Existem realmente alimentos que nos fazem mais felizes e com vontade de enfrentar o dia dia com mais anîmo e alegria. Saiba quais os alimentos que deve ingerir que poderão influênciar o seu estado de humor.

Estudos e pesquisas científicas têm vindo a demonstrando e a comprovar que não só a nossa saúde física, mas também a mental e emocional estão intimamente ligadas aos nossos hábitos alimentares. Existem relamente alimentos que possuem nutrientes que podem influenciar o nosso estado de “alma”.

Quando estes alimentos são ingeridos, eles estimulam a produção e a libertação de alguns neurotransmissores (substâncias que transportam os impulsos nervosos). Os principais neurotransmissores que agem diretamente sobre o humor são a serotonina, a dopamina, e a noradrenalina. Estes neurotransmissores agem como sedativos, tranquilizantes, oferecendo mais dispoisção e energia.

Outros nutrientes importantes são o aminoácido tirosina, vitaminas como a C e principalmente as do complexo B, além de minerais como magnésio, zinco, selênio, hidratos de carbono, ómega 3, proteínas, ácido fólico cálcio, etc.

Mas não adianta consumir apenas alimentos com este tipo de substâncias. Estes efeitos só são obtidos quando o consumo é frequente e há equilíbrio na alimentação, com respeito às quantidades necessárias para que o corpo se mantenha saudável. Vale lembrar que uma alimentação pobre em hidratos de carbono, por vários dias, pode levar a alterações de humor e a depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas. O ideal é o equilíbrio.

Veja na página seguinte: Melhore o humor

O que procura?

Comentários