1) Liderança e trabalho em equipa

Por muito competente que seja, será muito difícil conseguir suplantar os seus colegas a todos os níveis. Por isso, oiça os outros, troque opiniões, reflitam em conjunto, pois só assim conseguirá melhorar e ter uma elevada performance. No entanto, em trabalho de equipa é necessário um líder, uma voz de afirmação que tome uma direção e assuma os riscos. Assuma você esse papel.

2) Pensamento estratégico

O forte ambiente concorrencial que se assiste em todas as áreas profissionais é também uma realidade nas relações públicas. Criatividade orientada com base num pensamento estratégico é algo fundamental e cada vez mais valorizado. Com a profissionalização das relações públicas e o aumento das exigências, fruto do amadurecimento do sector, esta é uma competência fulcral. Quem a tiver e a souber aplicar da melhor forma, em prol das suas empresas e dos seus clientes, terá grandes possibilidades de sair vencedor.

3) Análise e síntese

Um profissional de relações públicas vive da informação. Esta faz parte do seu dia-a-dia e é mesmo uma peça fulcral no puzzle da comunicação. Derivado das inúmeras fontes que contacta e de onde recolhe as informações, os relações públicas têm de ter uma capacidade de análise e um poder de síntese, bastante acima da média dos comuns mortais. É fundamental saber diferenciar o que é uma informação com e sem valor, no sentido de apurar qual o seu verdadeiro contributo para o cumprimento dos objetivos, sejam eles numa esfera mediática ou não. Por outro lado, a faculdade de síntese é igualmente importante, dada a abrangência de temas e dossiers que normalmente um consultor de comunicação possui.

4) Escrita e oralidade, em português e em línguas estrangeiras

Uma boa capacidade de escrita e fluência verbal é outra competência que quem trabalha nesta área terá de ter por razões óbvias. O surgimento das novas tecnologias e o fenómeno da internet abriram portas à globalização, colocando facilmente em contacto empresas e pessoas de pontos totalmente opostos do globo. Tal dinâmica impõe que os profissionais de relações públicas sejam hábeis em diversas línguas estrangeiras.

5) Gestão do tempo e dos recursos humanos e técnicos

Nesta atividade e perante as inúmeras tarefas a gestão do tempo é algo essencial para a organização diária. São muitos os compromissos, os deadlines, as solicitações que necessitam de resposta atempada. Cinco minutos podem fazer toda a diferença, principalmente se falamos ao nível da assessoria mediática ou gestão de crise. A gestão dos recursos humanos e técnicos são duas outras competências igualmente importantes. Sem não existir uma boa coordenação, jamais será possível implementar projetos com qualidade.

6) Comunicação interpessoal e de grupo

Os relações públicas deparam-se diariamente com situações onde é vital captar o interesse e a empatia através da comunicação interpessoal e de grupo. Esta última situação é muitas das vezes um problema para alguns profissionais. Interiorize as técnicas e pratique bastante de forma a ficar apto a falar com os mais diversos tipo de público, desde clientes a colegas.

7) Argumentação

Do que depende: conseguir que um jornalista faça a cobertura mediática do seu próximo evento, convencer o seu cliente a optar pela sua estratégia sugerida ou até mesmo reforçar junto dos seus superiores a importância da implementação de determinado projeto para a empresa? Do seu poder de argumentação. Fundamente as suas opiniões e prepara-se bem antes de as divulgar. Certamente que irá alcançar os seus intentos.

8) Proatividade

Com a competição feroz vivida na atualidade aos níveis intra e inter empresas, a proatividade assume uma preponderância crucial no desfecho dos processos. Os tempos actuais exigem uma dinâmica elevada de forma enérgica e objetiva. Não é uma tarefa fácil, mas que a médio-longo prazo certamente dará os seus frutos.

Renato Póvoas

Fundador e Managing Partner da Guess What

www.guesswhat.com.pt