Retrato de amante de Picasso vai hoje a leilão

Quadro com imagem de Marie-Thérèse Walter foi pintado em 1932

A pintura a óleo «Mulher sentada junto a uma janela» de Pablo Picasso vai hoje a leilão em Londres.

A obra, que retrata a musa e amante do pintor espanhol, nascido em Málaga, Marie-Thérèse Walter, foi pintada no estúdio de Boisgeloup, perto de Paris, em 1932. A pintura mede 1,46 por 1,14 metros e tem um preço avaliado entre 31,2 e 43,7 milhões de euros.

O retrato é uma das mais famosas obras de arte impressionista e moderna que a famosa leiloeira Sotheby's leva a praça pública e é um dos vários em que Marie-Thérèse Walter serviu de modelo ao pintor, que conheceu aquela que seria sua amante e mãe da sua filha Maya Widmaier-Picasso nas Galeries Lafayette, em Paris, quando esta tinha apenas 17 anos. Na altura, o pintor estava ainda casado com Olga Khokhlova, a primeira mulher.

A relação, que durou cerca de oito anos, entre 1927 e 1935, terminou quando Pablo Picasso se apaixonou pela artista Dora Maar, que seria a sua amante seguinte. Durante o período em que estiveram juntos, o pintor produziu alguns dos seus quadros mais rebuscados, muitos deles recorrendo à figura de Marie-Thérèse Walter, como é o caso de «O sonho» (adquirido pelo magnata Steve Wynn em 2001 e danificado acidentalmente em 2006), «A leitura» (vendido por 29,1 milhões de euros em 2011) e «Natureza morta com tulipas», que rendeu 30,5 milhões de euros em novembro do ano passado.

«Mulher sentada junto a uma janela» não é, no entanto, o único quadro que retrata a amante do artista que o pintou a ir a leilão. «Liebespaar», produzido pelo pintor Egon Schiele, mostra Wally Neuzil, uma jovem de dezassete anos que fora modelo do pintor Gustav Klimt antes de se envolver sexualmente com o pintor austríaco ligado ao movimento expressionista, que chegou mesmo a pintar «Retrato de Wally», um quadro que chegou a ser roubado pelos alemães durante a ocupação nazi.

Além da famosa obra do pintor espanhol, a Sotheby's vai leiloar ainda «Ninfas com reflexos de ervas altas» do pintor francês Claude Monet, um quadro com um valor estimado entre os 15 e os 22,5 milhões de euros, além de «Mulher a sonhar escapar» do pintor espanhol Joan Miró, avaliado entre 10 a 15 milhões de euros. O início do leilão, que inclui um lote de 40 quadros, está marcado para as 19 horas.

5 de fevereiro de 2012

artigo do parceiro:

Comentários